Setecidades Titulo 800 metros
Trecho da Av. Lauro Gomes é liberado

Abertura da via em Santo André provocou diversas mudanças viárias em São Bernardo

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
31/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Trecho de 800 metros da Avenida Lauro Gomes entre a Avenida Pereira Barreto e a Rua Urupema foi liberado ontem para trânsito pela Prefeitura de Santo André. Até o início da semana, veículos passavam pela via de forma irregular, desviando por entre as barreiras de concreto colocadas pela administração municipal.

A abertura da pista provocou diversas mudanças no sistema viário de São Bernardo, já que a via é dividida pelos dois municípios. O acesso à Lauro Gomes a partir da pista sentido São Bernardo da Pereira Barreto foi bloqueado. Para acessar o viário, o motorista deve fazer a curva à direita antes do Ribeirão dos Meninos, na parte da avenida localizada em Santo André. Para cruzar a divisa, é necessário atravessar o pontilhão recém-aberto.

Do lado são-bernardense, a Lauro Gomes passa a ter sentido único de circulação entre o pontilhão e a Pereira Barreto. No sentido Rudge Ramos, não foram feitas alterações.

Para facilitar o acesso da Pereira Barreto para a Avenida Aldino Pinotti, a Prefeitura de São Bernardo liberou a circulação em rua ainda sem nome, paralela à Lauro Gomes. A via já estava pronta, mas a saída para a Aldino Pinotti era bloqueada. Futuramente, o corredor será a continuação da Rua Kara. A obra está prevista para ser concluída até o fim de 2013.

Outra opção para chegar à Aldino Pinotti e a Senador Vergueiro é a Rua José Versolato, onde fica localizada a entrada dos fundos do Shopping Metrópole. Com isso, não é necessário deslocamento até o Paço Municipal.

ATRASO

A previsão inicial da Prefeitura de Santo André era de que a Lauro Gomes fosse entregue até dezembro. O prazo foi adiado por duas vezes. A administração informa que ainda serão feitos ajustes na via e que depende das obras no corredor do trólebus. A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) não informou quando as intervenções serão concluídas. A administração de São Bernardo também não respondeu se fará outras mudanças viárias.

Sem fiscais, conversões proibidas continuam 

Duas semanas após denúncia do Diário, motoristas continuam a realizar conversões proibidas na Avenida Lauro Gomes, localizada nos municípios de São Bernardo e Santo André. As manobras são realizadas livremente, sem a presença de agentes de trânsito.

O ponto mais crítico é no acesso da Rua José Setti, que liga a via com o bairro Jardim do Mar. Nesta semana, a Prefeitura interditou a saída da avenida para o bairro. O objetivo era impedir que os motoristas que seguiam no sentido Rudge Ramos da Lauro Gomes cruzassem a via para chegar à rua.

No entanto, a manobra continua a ser feita e agora de forma ainda mais arriscada. Com a interdição, os veículos acessam o bairro pela contramão, na pista que é utilizada como saída.

Outra situação arriscada é vista no pontilhão que separa os dois lados da avenida e que só pode ser utilizado por quem transita no sentido São Bernardo. Na tarde de ontem, motoristas foram flagrados na contramão em cima da ponte, com objetivo de chegar ao bairro Bom Pastor, em Santo André. A Prefeitura de São Bernardo informou que agentes de trânsito irão multar os infratores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;