Esportes Titulo
Vasco perde, mas conquista título da Copa do Brasil
Por
09/06/2011 | 00:17
Compartilhar notícia


Depois de oito anos de sofrimentos e uma queda para a Série B do Brasileiro, o Vasco corou sua volta por cima com o título inédito da Copa do Brasil. Numa final eletrizante, o time carioca perdeu para o Coritiba por 3 a 2, na noite desta quarta-feira, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, mas foi o suficiente para ser o campeão, já garantindo sua vaga na Libertadores de 2011.

O Vasco não conquistava um título de expressão desde 2003, quando foi campeão carioca. Nesse período de jejum, chegou a cair para a Série B, mas acabou voltando para a divisão de elite do Campeonato Brasileiro. E a recuperação vascaína foi confirmada nesta quarta-feira, com a vitória na Copa do Brasil - levou o troféu por ter feito mais gols fora de casa, já que tinha vencido por 1 a 0 no primeiro jogo da decisão, semana passada, em São Januário.

Minutos iniciais frenéticos deram o tom de como seria o confronto no Estádio Couto Pereira. Como se previa, o Coritiba era mais ofensivo, mas o perigo do contra-ataque vascaíno se anunciava. E ele se concretizou aos 12 minutos, numa falha coletiva da defesa do time paranaense. Cinco jogadores tentaram marcar Diego Souza, mas ele passou para Eder Luís, que, livre, invadiu a área e rolou para Alecsandro abrir o placar para o Vasco.

O Coritiba sofria com um erro do técnico Marcelo Oliveira: o volante Marcos Paulo, escolhido para substituir o suspenso atacante Anderson Aquino, tinha péssima atuação. Mas ele consertou o equívoco aos 27 minutos, com a entrada do atacante Leonardo. E, não por coincidência, o empate veio dois minutos depois. Jonas escorou o cruzamento e Bill apareceu para mandar a bola nas redes.

O Vasco tentou administrar a vantagem no confronto e deixou os donos da casa ditarem o ritmo da pressão. Assim, a virada chegou aos 44 minutos. Rafinha chutou, o goleiro Fernando Prass espalmou e Davi aproveitou o rebote para fazer 2 a 1 para o Coritiba.

O panorama melhorou ainda mais para o Vasco no início da segunda etapa. Novamente na marca dos 12 minutos, Eder Luís arriscou um chute de fora e o goleiro Edson Bastos engoliu o frango. Fatura liquidada? Não para o valente Coritiba. William recolocou o time paranaense a um gol do título com um chute de fora da área, no ângulo esquerdo de Fernando Prass, aos 25.

Depois disso, não faltou emoção no Couto Pereira. Desesperado, o Coritiba atacou como pôde para conseguir mais um gol, que lhe daria o título. O Vasco, do outro lado, se defendeu de todas as maneiras e acabou perdendo pelo placar que lhe interessava. Assim, o troféu da Copa do Brasil de 2011 foi para São Januário, acabando com o jejum de glórias vascaínas.

FICHA TÉCNICA:

Coritiba 3 x 2 Vasco

Coritiba - Edson Bastos; Jonas, Demerson, Emerson e Lucas Mendes (Eltinho); Marcos Paulo (Leonardo), Willian, Leo Gago (Marco Aurélio) e Rafinha; Davi e Bill. Técnico - Marcelo Oliveira.

Vasco - Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Eduardo Costa, Rômulo, Felipe (Jumar) e Diego Souza (Bernardo); Eder Luís e Alecsandro. Técnico - Ricardo Gomes.

Gols - Alecsandro, aos 12, Bill, aos 29, e Davi, aos 44 minutos do primeiro tempo; Eder Luís, aos 12, e William, aos 21 minutos do segundo tempo.

Árbitro - Salvio Spinola Fagundes Filho (Fifa/SP).

Cartão amarelo - Leo Gago, Bill, Leonardo. Eder Luís, Eduardo Costa, Felipe e Jumar.

Renda - R$ 892.600,00.

Público - Não disponível.

Local - Estádio Couto Pereira, em Curitiba.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;