Cultura & Lazer Titulo
Mestres do improviso fazem show em Santo André
Por Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
22/05/2004 | 17:28
Compartilhar notícia


Sobre a arte dos repentistas, o historiador potiguar Luís da Câmara Cascudo a considerava “uma exibição assombrosa de imaginação, brilho e singularidade na cultura tradicional” com suas provocações e respostas de bate-pronto, elaboradas à velocidade da luz. E parte da turma desses imaginativos, brilhantes e singulares tem apalavrado um compromisso no Sesc Santo André neste domingo à tarde, quando haverá um show conjunto e gratuito de cantadores tanto de gêneros ancestrais do sertão brasileiro quanto de novas manifestações urbanas.

O time de menestréis do improviso tem escalados o rapper paulista Rappin Hood, a dupla de embolada Caju e Castanha e os sambistas Arlindo Cruz e Luizinho SP. O nome do show em palco andreense não poderia ser mais sugestivo: A Arte de Improvisar.

Rap, embolada e partido-alto, diversidades possíveis do repente que terão amostras individuais dos artistas e depois uma jam session vocal, na qual os convidados revivem a tradição dos duelos – também chamados desafios ou porfias, que consistem em colocar em torneio a capacidade de improvisação dos duelistas. A mediação das pelejas, bem como a apresentação dos gêneros, ficará a cargo do rapper Thaíde.

Cabe uma análise dos arsenais de cada desafiante. Rappin Hood traz engatilhado o conteúdo do seu único disco, Sujeito Homem, em que constam cartuchos como Sou Negão e Suburbano.

Por seu turno, a dupla pernambucana Caju e Castanha tem como munição os 15 discos de sua carreira, sempre orientados pela embolada – uma variante de repente na qual o pandeiro marca o ritmo. Os dois são autores de letras quilométricas como a de O Ladrão Besta e o Sabido: “Diz o ladrão sabido: só rouba muito dinheiro/ Rouba hoje no Brasil, amanhã no estrangeiro/ Se hospeda em cinco estrelas e ninguém sabe seu roteiro/ Você vê o ladrão besta; dorme até no meio da praça/ Rouba o relógio de um, vende pra tomar cachaça/ Que, quando a polícia pega, volta pra mesma desgraça”. Arlindo Cruz, o ex-parceiro de Sombrinha, e Luizinho SP representam o partido-alto, cuja melhor representação está nas rodas de samba. Sem dúvida, o anoitecer de domingo será um autêntico toma lá, dá cá, mas restrito ao verbo.

A Arte de Improvisar – Show. Neste domingo, às 17h. No espaço de eventos do Sesc Santo André – r. Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1250. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;