Internacional Titulo
Israel responderá a ataque do Iraque, diz jornal
Por Da AFP
22/09/2002 | 14:58
Compartilhar notícia


Israel advertiu os Estados Unidos de que responderá a um eventual ataque do Iraque, informou neste domingo o jornal The New York Times, citando fontes israelenses e ocidentais.

Segundo o jornal, esta observação do primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, aos Estados Unidos mostra uma mudança de posição em relação à política adotada pelos israelenses durante a Guerra do Golfo em 1991, quando Israel foi atacado pelo Iraque com 39 mísseis Scuds e não respondeu.

A posição do primeiro-ministro israelense, segundo o The New York Times, reflete o pensamento compartilhado por vários políticos e militares israelenses de que os árabes interpretaram a falta de reação israelense de 1991 como um sinal de fraqueza.

Funcionários e analistas ouvidos pelo jornal nova-iorquino destacaram que esta mudança de posição tem implicações importantes para o departamento americano de Defesa, que teme as conseqüências do fato de Israel entrar na guerra contra Iraque na opinião pública árabe. Isto tornaria mais difícil a cooperação com os Estados da região que Washington pretende utilizar como bases de apoio.

Segundo pesquisa divulgada pelo jornal Yediot Ahronot, 70% dos israelenses acreditam que seu país deva responder se for atacado pelo Iraque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;