Internacional Titulo
Solana viaja à Arábia Saudita para conhecer planos de paz
Do Diário OnLine
27/02/2002 | 10:43
Compartilhar notícia


O representante de Política Exterior e Segurança da União Européia (UE), Javier Solana, viaja nesta quarta-feira à Arábia Saudita para conhecer com detalhes a iniciativa de paz no Oriente Médio do príncipe herdeiro Abdala Ibn Abdelaziz.

A viagem acontece após Solana ter se reunido com o premiê israelense Ariel Sharon, que mostrou interesse em conhecer o plano saudita. A expectativa é que o plano, revelado pelo jornal The New York Times, seja divulgado pela primeira vez ao Conselho de Segurança da ONU.O plano prevê a retirada israelense de todos os territórios árabes ocupados, inclusive Jerusalém.

O ministro israelense de Assuntos Exteriores, Shimon Peres, declarou ontem em Paris que Solana leva para Yeda uma mensagem sua para Abdala, ministro de Assuntos Exteriores e do Interior da Arábia Saudita, e na prática chefe do Estado por doença do rei Fahd.

Em sua última reunião política em Israel, Solana voltou a interceder em favor do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Yasser Arafat, cujo confinamento o Gabinete de Segurança de Sharon decidiu prolongar por tempo indefinido no domingo passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;