Memória Titulo COLUNA
O avanço da malha urbana

Projetada a Avenida Jabaquara. Semeados bairros na Zona Sul de São Paulo. No fim da linha descortinava-se um novo loteamento, Vila Conceição, hoje Centro de Diadema

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
16/05/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


De Eldorado, no limite de Diadema com São Bernardo, ouvem-se os roncos dos automóveis no autódromo de Interlagos. Moços de São Bernardo costumavam ir a Santo Amaro licenciar as suas bicicletas: o preço era mais barato na delegacia local, quando Santo Amaro era ainda município autônomo. 

Ou seja: sempre houve uma aproximação grande da Zona Sul de São Paulo com o Grande ABC. Nem a formação da Represa Billings ofuscou esta vizinhança.

No começo do século XX, todo o espaço era rural. As primeiras madeiras para a nascente indústria de móveis de São Bernardo foram extraídas das matas locais. Madeira nobre. Mas o tal de progresso estava por chegar.

Folheamos os anais da história do período das nossas férias. Estamos em 1919, 100 anos atrás. Encaminhava-se para execução o projeto da Avenida Jabaquara, de autoria de Antonino Cantarella, e datado de 1911. Sairá agora do papel?

Tinha que sair. O mesmo Antonino Cantarella estava abrindo três novos loteamentos: Mirandópolis, Parque Jabaquara e Vila Jabaquara.

Vila Mariana, com notícias aos sábados no Diário Popular, era chamada de “florescente bairro”. Já se pensava em abrir Vila Conceição, hoje Diadema, a caminho da Vila de São Bernardo. 

Memória.
São Caetano. 
Um seminário internacional

Para os anais da memória do Grande ABC: São Caetano realizou, nos dias 6, 7 e 8 de maio de 2019, o III Simpósio Internacional de Comunicação e Cultura, com mais de 200 apresentações de trabalhos e espaço reservado à memória.

O subtítulo do certame diz bem da importância na nossa área de atuação: ‘Aproximações com Memória e História Oral’.

Se o seminário, realizado em conjunto pela USCS (Universidade de São Caetano) e Universidade de Colima, do México, não teve um público que lotasse o Estádio Anacleto Campanella, o mais importante é que os registros deixados poderão ser multiplicados dependendo da divulgação que for realizada.

As duas professoras organizadoras, Priscila Perazzo (Brasil) e Karla Covarrubias (México), destacam a parceria completada com a participação da Fundação Pró-Memória, e do apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Consulado do México em São Paulo e Laboratório Hipermídias.

Esta página Memória fica no aguardo da divulgação das exposições realizadas.

'O crime e as vítimas da violência'
Pelos corredores, lamentos, lágrimas. E muitas vozes abafadas que falam em dores e perdas.

Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 16 de maio de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória.

Municípios Brasileiros
Celebram aniversários em 16 de maio:

- Em Rondônia, Colorado do Oeste e Presidente Medici
- Em Alagoas, Coruripe, Murici, São Luís do Quitunde e Traipu
- No Espírito Santo, Laranja da Terra
- Em Minas Gerais, Muriaé
- No Rio de Janeiro, Nova Friburgo e São João Nepomuceno
- No Paraná, Nova Laranjeiras
Fonte: IBGE.

HOJE

Em 16 de maio de...

1919 – A greve: a maior conquista, a semana inglesa, das 48 horas semanais de trabalho, oito horas por dia de segunda-feira a sábado.

- As indústrias Matarazzo concordam em diminuir a jornada de trabalho para nove horas diárias, e não as oito reivindicadas; seus operários mantêm a paralisação.
- Pelo III Campeonato Sul-Americano de Futebol, no Rio de Janeiro: Uruguai 2, Chile 0.

Internacional

- Do noticiário do Correio Paulistano: a Rússia envia um ultimato à Romênia.
- Do noticiário do Estadão: manifestação militar dos aliados em um porto da Ásia Menor.

1964 – Lançada a pedra fundamental do Instituto Mauá de Tecnologia, na Estrada das Lágrimas, São Caetano.

Diário há 30 anos
Terça-feira, 16 de maio de 1989 – ano 32, edição 7066

Santo André – Prefeitura publica nova lista com mais 4.241 aprovados em concurso público.

- Prefeito Celso Daniel reajusta o preço da água a empresas; residências pagam mais em julho.

Cena Política (Joaquim Alessi) – Lideranças locais já admitem ter peso reduzido na corrida sucessória.

Santos do Dia

João Nepomuceno (Tchecoslováquia, Pomuk 1330 – Praga 1383). Doutor em teologia e direito canônico. Sacerdote. Martirizado por não revelar as confissões da imperatriz Joana.

- Santa Margarida de Cortona
- Honorato
- Luis Orione




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;