Cena Política Titulo
Recado já foi dado ao Sargento Lobo?
Raphael Rocha
16/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A sucessão de conflitos transformou o vereador Sargento Lobo (SD) em unanimidade negativa na Câmara de Santo André. Tanto que virou o primeiro parlamentar da história da cidade enquadrado em comissão de ética, medida aprovada no dia 29 de maio. Passadas mais de duas semanas, apenas os componentes foram definidos. Falta ainda decidir quem serão presidente e relator do grupo. A promessa original era ter tudo pronto até o dia 1º, para início dos trabalhos. Até agora, porém, nada. O presidente da Casa, Almir Cicote (Avante), diz que já fez tratativas com líderes das bancadas para decisão de quem comandará o bloco. Nos corredores da Casa, o comentário é que o recado para Lobo já foi dado.

Tese corroborada
Após a Associação dos Procuradores do Município de Santo André indicar possibilidade de inconstitucionalidade no aumento de R$ 100 aos funcionários públicos da cidade, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) municipal encaminhou documento corroborando com a tese do grupo. Para a subsecção andreense, a aplicação de R$ 100 de acréscimo aos vencimentos pode ferir o princípio constitucional da isonomia do poder público. Na visão do governo do prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), e do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos), não há ilegalidade no modelo de majoração dos vencimentos adotado.

Consequência
O grupo ligado à vice-prefeita Alaíde Damo (MDB), assim que soube da soltura do prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), se resignou e já espera que, na segunda-feira, haja exonerações em massa dos cargos estratégicos.

Opiniões – 1
Durante sessão solene em homenagem aos 60 anos do Diário, realizada na quinta-feira, o comentário entre os políticos que prestigiaram a festa era sobre a ação movida pelo Ministério Público eleitoral contra o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB). Entre as mais variadas análises do caso, uma chamou atenção a opinião do ex-prefeito Paulo Pinheiro (DEM), desafeto de Auricchio. “Apesar de tudo, acho que isso que está acontecendo não é bom para a cidade.”

Opiniões – 2
Ainda nas opiniões do caso, um tradicional político da cidade contestou o trabalho de Rodrigo Toscano, que foi tesoureiro na campanha do PSDB em São Caetano. “Apesar de ser um rapaz novo, ele conhece muito bem a política e como se faz também. Um erro que nunca achei que o Toscano pudesse cometer”, disparou. Por falar em Toscano, ele teria viajado nesta semana – o político dirige o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) em São Caetano.

Por um pio
Chamou atenção também a disposição das autoridades na mesa durante a solenidade em homenagem aos 60 anos do Diário na Câmara de São Caetano. Adversários políticos, mas em clima de construção de paz, o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) e o ex-prefeito Paulo Pinheiro (DEM) se sentaram próximos, separados apenas pelo presidente da Casa, Pio Mielo (MDB). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;