Setecidades Titulo
Campanha contra pólio começa dia 12 na região
Por Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
04/06/2010 | 07:17
Compartilhar notícia


A campanha de vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, começa dia 12. A Secretaria Estadual de Saúde pretende imunizar 178 mil crianças menores de cinco anos no Grande ABC. A segunda etapa ocorre em 14 de agosto.

Além da vacina contra a poliomielite, as crianças que forem aos postos de saúde poderão colocar em dia sua caderneta de vacinação. Estarão disponíveis vacinas como a tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite.

Há 22 anos, o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas o vírus ainda circula em países da África e da Ásia. "Mesmo sem registro da doença é importante a vacinação das crianças para a proteção. São duas gotinhas, que devem ser tomadas novamente na segunda fase da campanha em agosto", afirmou o professor assistente de pediatria e puericultura Luiz Alberto da Silva da Faculdade de Medicina do ABC.

Causada pelo poliovírus selvagem, o pediatra explica que a poliomielite é caracterizada por sintomas de uma gripe comum. "A criança irá sentir dor no corpo, pode dar febre, vomitar e em alguns casos mais graves pode causar a paralisia".

POR CIDADE
São Caetano pretende imunizar 8.000 crianças. A vacina será aplicada em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), no Centro de Especialidades Médicas Samuel Klein, no Centro de Saúde Dr. Manoel Augusto Pirajá da Silva, no Centro Policlínico Gentil Rstom, na Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente e no Ônibus Mais Saúde no Espaço Verde Chico Mendes.

Em Ribeirão Pires a meta é 7.892 e a vacinação será realizada em todas as UBSs, no supermercado na Coop e no Palco Central da Vila do Doce, das 8h às 17h. Três escolas estaduais e as escolas municipais também disponibilizarão a dose, além de seis postos volantes que percorrerão regiões afastadas da cidade.

A meta de Rio Grande da Serra é imunizar 3.400 crianças que podem receber as doses em todas as unidades básicas, exceto a UNS Central. Haverá postos volantes nos bairros Rio Pequeno, Parque do Governador e Sete Pontes.

Em Diadema, no dia do início da campanha, além das 18 UBSs, outros 18 pontos, como escolas, supermercados e o Quarteirão da Saúde darão a dose. A meta é vacinar 95 % da população infantil. Em 2009, a primeira fase imunizou 33.995 crianças.

Santo André fará a vacinação em todas as UBSs da cidade, além de outros pontos, entre eles, escolas municipais e estaduais, supermercados e shopping. A meta é vacinar 45.250 crianças. As Prefeituras de São Bernardo e Mauá não responderam até o fechamento desta edição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;