Internacional Titulo
Forças especiais aproveitam blecaute para ações em Bagdá
Da AFP
04/04/2003 | 00:35
Compartilhar notícia


A imprensa londrina noticiou nesta sexta-feira que forças especiais da coalizão anglo-americana aproveitaram o blecaute que tomou conta de Bagdá na quinta para realizar operações clandestinas.

Citando fontes militares anônimas no Comando Central do Catar, os jornais afirmam que dezenas (ou até centenas) de soldados de elite participaram de uma vasta operação noturna em Bagdá. As forças especiais tinham como missão localizar dirigentes do regime de Saddam Hussein, incluindo o próprio presidente, e avaliar o potencial de resistência da Guarda Republicana dentro da capital.

O popular The Daily Express afirma que soldados britânicos da SAS, comandos americanos das Forças Delta, Seals da Marinha americana e Rangers, apoiados por equipes dos serviços secretos americano (CIA) e britânico (MI6), se movimentaram em Bagdá, aproveitando a falta de luz na cidade.

Com as informações coletadas, o Comando Militar poderá decidir como será a invasão militar da capital pelas forças anglo-americanas, acrescentou o Daily Express.

Já The Daily Telegraph afirma, por sua vez, que o Exército americano lançou em Bagdá várias bombas concebidas especialmente para paralisar as redes de energia elétrica, graças ao lançamento de fios de fibras de carbono, para facilitar a mobilização das forças na escuridão. O Pentágono negou o fato.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;