Memória Titulo Brasil
Por este País passou um furacão chamado Jânio
Por Ademir Medici
19/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Outro programa de Memória no Rádio do Milton Parron que merece ser gravado pelo ouvinte. Parron rememora o Dia do Soldado, 25 de agosto de 1961. Tudo mudaria no Brasil desde então, e para pior. Como personagem central, Jânio Quadros (ver seção Nas Ondas do Rádio).

 

Uma Nação atônita

Texto: Milton Parron

 

Naquele dia, logo após ter assistido à parada militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, o presidente da República, Jânio Quadros, voltou ao seu gabinete acompanhado dos ministros militares, ministro da Justiça e o Chefe da Casa Civil. A um deles, o da Justiça, Pedroso Horta, entregou um envelope lacrado depois de relatar a todos os presentes o que ele continha.

Pedroso no mesmo dia levou o tal envelope ao presidente do Congresso, senador Auro Soares de Moura Andrade e, só então, a Nação, atônita, ficou sabendo da surpreendente decisão de Jânio Quadros de renunciar ao seu mandato de presidente da República sem ter completado ao menos o primeiro ano.

As poucas linhas daquela carta determinariam o surgimento de uma das maiores crises institucionais que o Brasil já viveu, comparada ao suicídio de Vargas ocorrido sete anos antes, coincidentemente no mês de agosto, apenas que no dia 24.

Os fatos que antecederam a renúncia e aqueles que foram imediatamente gerados por ela, depoimentos de alguns personagens importantes daquele episódio, a meteórica carreira de Jânio, que foi de suplente de vereador até presidente da República, intercalando com mandatos de deputado estadual, deputado federal, prefeito e governador, tudo isso num espaço de apenas 13 anos. Um fenômeno jamais repetido. Tudo isso estará em Memória.

Focalizaremos a dramática revelação da única filha de Jânio, Dirce Tutú Quadros, a respeito do pai em entrevista concedida a mim no dia 24 de agosto de 2011 e que alcançou grande repercussão à época.

Os relatos, os comícios, as entrevistas serão entremeadas com jingles de campanha de vários candidatos que ainda permanecem nos ouvidos daqueles que viveram a época.

Em breves linhas, esta será a síntese de 45 anos de um período político que deixou saudades. Os 45 anos de Jânio suplente de vereador em 1947 até sua morte em 1992.

 

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 19 de agosto de 1987 – ano 30, edição 6524

Manchete – Sarney (presidente da República) defende visão política para a dívida externa

Grande ABC – Centros de Saúde não têm vacina BCG oral.

Meio Ambiente – Usina Henry Borden reduz energia, mas poluição continua.

Reportagem: Vanilda Sant’Anna.

Parte o Poeta – Drummond é enterrado com simplicidade, como queria.

Em reportagem especial, escreve o Diário, em manchete de página interna: ‘No meio da poesia, Drummond’. E uma declaração do mesmo: “Sempre tive uma vida fácil, não posso me queixar. Nunca cultivei pessoas poderosas e nunca tive necessidade de pedir emprego. Fui um homem qualquer. Mais nada”.

Polícia – Marginais mortos em confrontos com PMs em Diadema.

 

Em 19 de agosto de...

1917 – Anunciada a vinda a São Caetano de

dom Duarte Leopoldo e Silva, arcebispo a São Paulo, para a distribuição do sacramento da crisma.

A guerra. Do noticiário do Estadão: continuam os progressos dos anglo-franceses na frente ocidental.

1962 – Fundado o Corpo de Patrulheiros Mirins de Santo André, tendo à frente José Raul Poletto.

Santos do Dia

João Eudes

Papa Sisto III

Luís de Tolosa

 

Municípios Paulistas

Celebram seus aniversários em 19 de agosto:

No Rio Grande do Norte, João Dias e Pilões

No Mato Grosso, João Dias

Em Goiás, Vianópolis

Fonte: IBGE

 

Hoje

Dia Internacional do Fotógrafo e da Fotografia

Dia Nacional do Historiador

Dia do Ator

 

Nas Ondas do Rádio

Rádio ABC AM (1570) – Causas Nobres. Ao vivo, no estúdio, uma entrevista com Gleice Lúcia de Lima Francesquetti, do Instituto Assistencial Casa do Caminho Ananias, de Santo André.

Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Um furacão chamado Jânio Quadros (ler abertura da Memória). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, depois do futebol noturno, com reprise amanhã, às 5h.

Site: www.radiobandeirantes.am.com.br

Rádio Trianon AM (740) – Universal AM de Santos (810) – Quinta Avenida. Gravações com a big band do trombonista e cantor Jack Teagarden e o cantor norte-americano Bob Eberly, crooner da big band de Jimmy Dorsey e na carreira solo. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga. Amanhã, às 9h. Pela internet: sites: www.radiotrianon.com.br, www.quintaavenida.mus.br e grandeabcwebradio.com

Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova. Mais de meio século no ar (1966-2017). As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória.Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela e Idalecio de Souza.

Amanhã, do meio-dia às 14h.

Zummm FM (87,5) – de Santo André. Programa Garagem SA. O objetivo do programa é dar espaço a novos e velhos artistas da cidade e região.

O termo garagem vem de bandas de garagem. Produção e apresentação Celso Zappa.

Segunda-feira às 11h. Site: www.zummmfm.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;