Internacional Titulo
Estudo francês permite avanços na previsao do El Niño
Do Diário do Grande ABC
20/04/1999 | 10:32
Compartilhar notícia


Os deslocamentos de plâncton e dos atuns no Pacífico equatorial podem permitir uma compreensao melhor do fenômeno de El Niño e prever seu aparecimento, segundo um estudo sobre os mecanismos biológicos associados a este fenômeno, anunciou esta terça-feira o Instituto de Investigaçao para o Desenvolvimento (IRD).

Até agora tinham sido analisados principalmente os aspectos mecânicos e físicos do sistema de flutuaçao climática global, origem de importantes perturbaçoes climáticas periódicas a nível planetário. No caso deste novo estudo, os pesquisadores do IRD cruzaram dois modelos de simulaçao para estudar os fluxos biológicos durante a manifestaçao de El Niño.

Os depósitos de água temperada (``warm pools') do Pacífico Oeste estao em contato, a leste, com águas mais frias e mais ricas do ponto de vista nutricional, devido à ressurgência de águas profundas chamadas ``upwelling'. A zona de contato dessas duas massas de água se caracteriza por uma grande riqueza em plâncton animal (zooplâncton) e em peixes. Até agora nao se havia podido explicar a origem do deslocamento dessas zonas ricas em peixes e que os pescadores conhecem bem.

Os pesquisadores do IRD utilizaram um modelo numérico de circulaçao oceânica que integra dados físicos e que está conectado a um segundo modelo que simula o consumo de nitrato pelo plâncton vegeral (fitoplâncton).

Os deslocamentos do fitoplâncton, que é a base da cadeia de alimentaçao neste ecossistema, explicaria por que, durante os anos em que El Niño se manifesta, as zonas mais ricas em peixes se situam 2.500 km mais ao leste do que em período normal.

Uma melhor compreensao deste fenômeno poderia permitir uma melhor previsao da aproximaçao de um período de El Niño e antecipar suas conseqüências, estimaram os cientistas franceses, que já estao preparando outro estudo.

Esta segunda experiência simulará os intercâmbios de gás carbônico (CO2), para seguir os intercâmbios de gases entre o oceano e a atmosfera durante os períodos de aquecimento climático.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;