Internacional Titulo
Annan pede ao Irã garantias de intenções nucleares pacíficas
Por Da AFP
07/09/2006 | 12:08
Compartilhar notícia


O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, pediu nesta quinta-feira ao Irã que apresente garantias de que seu programa nuclear tem fins pacíficos, ao mesmo tempo que elogiou a disposição de negociar de Teerã.

"Acredito que teremos que insistir para que o Irã apresente uma garantia à comunidade internacional de que suas intenções são pacíficas", afirmou Annan, durante uma entrevista coletiva conjunta com o primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, no palácio de La Moncloa.

"Teerã tem que assumir a responsabilidade de adotar as medidas necessárias para que todos tenhamos certeza de que suas intenções são pacíficas e acabar com as nuvens de incerteza e dúvida que cercam este programa nuclear", acrescentou.

Annan chegou na quarta-feira a Madri, onde também se encontra o chefe dos negociadores do programa nuclear iraniano, Ali Larijani, que se reuniu com o chanceler espanhol, Miguel Angel Moratinos.

No entanto, o secretário-geral reconheceu que o governo iraniano "está disposto a negociar". "Sua postura é a de que não estão dispostos a suspender o enriquecimento (de urânio) antes das negociações, mas estão dispostos a negociar e que o debate da suspensão possa integrar estas negociações", explicou Annan.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;