Internacional Titulo
Bento XVI mantém Secretário e confirma todos os cargos da Cúria Romana
Por Da AFP
21/04/2005 | 11:05
Compartilhar notícia


O papa Bento XVI confirmou, nesta quinta-feira, o nome do cardeal italiano Angelo Sodano, 77 anos, para o cargo de secretário de Estado do Vaticano e manteve em seus postos todos os outros membros da Cúria Romana do Pontificado de João Paulo II, anunciou a Santa Sé. Vaticanistas acreditam que essa é mais uma evidência de que Bento XVI deseja dar continuidade ao legado do papa morto.

"O Santo Padre nomeou secretário de Estado o excelentíssimo cardeal Angelo Sodano", afirma um comunicado divulgado pelo Vaticano. "O papa também confirmou 'donec aliter provideatur' (até que se decida o contrário)" os cardeais, arcebispos chefes da Cúria Romana e o presidente da Comissão Pontifícia para o Estado da Cidade do Vaticano", acrescenta o texto.

A 'renomeação' de Sodano foi a primeira do novo papa desde sua eleição na terça-feira, ao fim de um dos Conclaves mais curtos da história. Sodano, que é o número dois do Vaticano, é um homem da Cúria, assim como o novo papa, o alemão Joseph Ratzinger.

Angelo Sodano - O cardeal italiano, secretário de Estado desde 1990, ocupou vários cargos eclesiásticos na América Latina. Foi núncio apostólico no Chile durante dez anos, a partir de 1977, e sempre foi criticado por sua proximidade com o ditador Augusto Pinochet.

Sodano acompanhou o falecido João Paulo II em todas as suas últimas viagens e quando a saúde do papa polonês se deteriorou, o substituiu na celebração de cerimônias e na leitura de anúncios importantes e sobretudo na administração da Santa Sé.

Leonardo Sandri - O arcebispo argentino Leonardo Sandri também foi confirmado no posto de substituto da Secretaria de Estado do Vaticano no pontificado de Bento XVI. Sandri, que ocupava o cargo desde o final de 2000, continuará sendo o "número três do Vaticano", depois do papa e de Sodano.

O arcebispo Sandri se tornou a voz do papa João Paulo II quando, no final de sua vida, uma traqueostomia o condenou ao silêncio e não pôde pronunciar o Angelus na praça de São Pedro em março. Ordenado sacerdote em 1967 e bispo desde 1997, Sandri é um diplomata experiente da Santa Sé que, além do espanhol, fala inglês, italiano, francês e alemão.

Giovanni Lajolo - O papa também confirmou o arcebispo italiano Giovanni Lajolo no cargo de secretário para as Relações com os Estados, o equivalente a ministro das Relações Exteriores da Santa Sé. Lajolo, 70, foi núncio apostólico na Alemanha, país natal do novo papa, de 1995 a outubro de 2003, quando foi nomeado para o cargo. Fala italiano, inglês, alemão e francês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;