Setecidades Titulo
Região inicia vacinação anti-rábica
Márcia Pinna Raspanti
Do Diário do Grande ABC
04/08/2002 | 18:33
Compartilhar notícia


Conhecido como o mês do cachorro louco, agosto foi escolhido para as campanhas de vacinação anti-rábica (contra a raiva) da região. É importante lembrar, porém, que as campanhas também são destinadas aos gatos.

Para prevenir a doença, é necessário que os cães e gatos recebam a vacina uma vez por ano. “É recomendável também evitar o contato com animais de rua. Não é aconselhável deixar o cachorro sair sem coleira. Isto é válido para proteger o animal de outras doenças”, disse o diretor do Hospital Veterinário da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo), Antero Paulo Matias.

A raiva é uma doença fatal que afeta o sistema nervoso e pode ser transmitida aos seres humanos pela saliva do animal. Os principais sintomas nos animais domésticos são mudança de comportamento brusca (agressividade ou apatia), aumento de saliva e dificuldade de fechar a boca. No homem, a doença provoca hidrofobia (aversão à água) e convulsões.

Campanha – A campanha em Santo André acontece do dia 12 ao 26 em 108 postos. O Departamento de Vigilância à Saúde (rua Igarapava, 239, Valparaíso) também vai vacinar. Informações pelo telefone 4990-5256. Os moradores de Paranapiacaba e Parque Andreense poderão imunizar seus cães e gatos apenas no dia 25.

Rio Grande da Serra terá seis postos fixos e dois móveis nos dias 10 e 11. Depois, a vacinação será feita no Centro de Controle de Zoonoses (avenida Marechal Rondon, 177, Parque América). Mais informações pelo telefone 4821-2033.

Em São Bernardo, serão 79 postos, de terça-feira até o dia 28. O canil municipal (avenida Wallace Simonsen, 1.900) vacina os animais o ano todo, a população pode obter informações sobre a vacinação pelo telefone 4337-5810. De sexta-feira até o dia 24, os cães e gatos de São Caetano poderão ser imunizados em 25 postos de vacinação ou no Centro de Vigilância à Saúde (rua Justino Paixão, 141, bairro Mauá, telefone 4238-8170).

Diadema começa nesta segunda-feira a campanha, que vai até o dia 30. Serão 58 postos volantes, além do Centro de Controle de Zoonoses (rua Ipoá, 44, Jardim Inamar, telefone 0800-7710963). Mauá inicia a campanha no sábado, na praça 22 de Novembro. Do dia 12 ao 28, 43 postos fixos farão a imunização dos animais. Mais informações pelo telefone 4543-6397.

Ribeirão Pires faz a abertura da campanha no sábado, na praça Central da cidade, com vacinação e a feira de distribuição de filhotes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;