Nacional Titulo
Chacina deixa cinco mortos na favela da Vila Prudente
Do Diário do Grande ABC
26/02/2000 | 00:10
Compartilhar notícia


Uma chacina na tarde desta sexta-feira deixou pelo menos cinco mortos e seis feridos na Favela Paraguai, na Vila Prudente, zona leste.

O crime aconteceu por volta das 14h. Até o início da noite, a polícia ainda trabalhava na identificaçao das vítimas e nao tinha pistas dos assassinos.

Essa foi a quarta chacina registrada na favela em menos de três meses. Os casos anteriores envolviam disputas pelo controle do tráfico de drogas.

Nesta sexta foram deflagrados mais de 30 tiros de pistolas calibre 45 e 380 milímetros e escopeta calibre 12 mm. Havia manchas de sangue nas vielas da favela, onde imperava a lei do silêncio. Muito se cochichava nas esquinas, mas pouco se dizia em voz alta sobre o crime. Alguns vizinhos disseram que o caso teria certamente ligaçao com a guerra pelo domínio do tráfico.

Vingança - "Quem tinha de morrer nao morreu", disse um morador. "No sábado eles vao lá na (favela de) Heliópolis", comentou outro, que teria ouvido sobre planos de vingança. A polícia informou, à noite, que o crime foi praticado por seis ou sete homens.

O grupo teria chegado à favela em três automóveis pretos. Algumas testemunhas disseram que os assassinos entraram no local atirando. Eles teriam invadido sete barracos, atingindo todos que encontravam pela frente.

A noite, policiais militares e homens da Polícia Civil vasculhavam o local em buscas de novas pistas. Parte do PMs ainda tinha calças e camisas sujas de sangue das vítimas que ajudaram a socorrer. O caso foi registrado no 56.º Distrito Policial, na Vila Alpina, zona leste. Como o crime é de autoria desconhecida, a investigaçao caberá ao Departamento de Homicídios e Proteçao à Pessoa (DHPP).

Neta - As vítimas foram levadas para os hospitais Joao XXIII, Heliópolis, Ipiranga, das Clínicas e Santa Casa. Seis delas foram socorridas no Joao XXIII, centro da rede municipal de saúde na Mooca, zona leste, onde três morreram: Sidnei José dos Santos Filho, 13 anos, Carlos Bispo dos Santos, 42, e Margarida Caetano da Silva, 47 anos.

Segundo vizinhos, Margarida carregava a neta no colo quando foi baleada, mas a criança, 5 anos, escapou ilesa. Ferida no tórax, E.R.C., de 31 anos, estava internada em observaçao. Outros dois feridos foram removidos do Joao XXIII para o Hospital de Ermelino Matarazzo, na zona leste. Nenhum deles corria risco de morte à noite. C.R.V., 28 anos, sofreu trauma no maxilar e lesao no olho. J.R.P., 31, foi baleado no braço.

A assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal da Saúde informou que ambos ainda estavam passando por avaliaçao médica, às 19h15.

Fuga - No Hospital Heliópolis, do governo do Estado, na zona sul foi registrada a morte de Marcelo da Cruz, 22 anos. Baleado na barriga, J.E.S., 24 anos, estava sendo submetido a cirurgia por volta das 19h.

A quinta morte ocorreu na Santa Casa de Misericórdia, na Vila Buarque, regiao central. A polícia identificou a vítima como Jeorge Antônio da Silva, 17 anos.

No Hospital Ipiranga, zona sul, também da rede estadual, foi atendido W.J.S., 15 anos. Segundo informaçoes de vizinhos W. acabara de almoçar e estava na porta de seu barraco quando notou a chegada dos assassinos. O adolescente correu para dentro de casa e fechou a porta, mas ainda assim recebeu um tiro no braço. W. deveria ter ficado internado no hospital, mas fugiu.

No Hospital das Clínicas, em Pinheiros, zona oeste, foi atendido L.A.S., 35 anos. De acordo com a polícia, ele nao corria risco de morte. Sao Paulo, 25 (AE) - A uma semana da festa no sambódromo de Sao Paulo, ainda restam cerca de 30 mil ingressos para o desfile das escolas de samba do Grupo Especial. Já foram vendidas 40 mil entradas. Segundo a Anhembi Turismo e Eventos, as arquibancadas dos setores 4 e 6 estao praticamente esgotadas. Ainda há lugares em outros pontos da arquibancada, camarotes e mesas e cadeiras de pista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;