D+ Titulo
Delícia de purê
Por Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
13/07/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


O mais tradicional é o de batata. Mas isso não quer dizer que, para se obter um delicioso purê, a receita tenha de se limitar a um só tipo de ingrediente. Cenoura, pepino e até castanha podem ser boas opções para fazer este creme, que combina com diversos pratos.

A consultora gastronômica Ana Maria Tomazoni diz que os tubérculos são os mais indicados para fazer um purê. "Normalmente, além do ingrediente principal, o leite e a manteiga aparecem em 80% das preparações", acrescenta.

Entre os mais utilizados, diz Ana Maria, estão a batata comum, a batata-doce, a cenoura, a abóbora e o chuchu - que adicionados a especiarias ou essências ficam com sabor diferenciado - e até mesmo frutas frescas ou secas. "Para fazer um escondidinho com carne-seca, nada melhor do que um purê de mandioca", diz.

Preparo - Para que a consistência do creme fique boa, a profissional sugere que o tubérculo escolhido seja batido no mix, liqüidificador ou até mesmo na batedeira até ficar homogêneo, antes de ser colocado na panela.

A cada quilo do tubérculo escolhido, a consultora sugere usar 1 e 1/2 xícara de chá de leite quente. Se a batata for aguada, deve-se trocar o leite in natura pelo em pó, sem adição de água.

Dicas
- Para que os purês fiquem mais cremosos e o ponto seja obtido com mais facilidade, utilize leite quente ao prepará-los. 

- Latas de ervilha, milho, legumes também podem render purês variados.

- Outras combinações para o preparo do creme podem ser feitas com mandioquinha e leite de coco, banana-da-terra com amêndoas ou nozes e abóbora com gengibre.

- A recomendação é para que o purê seja consumido no mesmo dia em que foi feito. 

- Para dar um toque pessoal nos preparos instantâneos, vendidos em supermercados, pode-se acrescentar à receita ervas ou creme de leite.

Receitas
Lombo de Porco ao Vinho do Porto e Purê de Couve-Flor
(250 Mil Menus com Azeite de Oliva)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: Lombo - 8 bifes médios de lombo de porco; 4 colheres (sopa) de azeite; 1/2 xícara (chá) de vinho do Porto; sal e pimenta-do-reino a gosto. Purê - 1 couve-flor pequena; 5 colheres (sopa) de azeite; 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco; sal e noz-moscada ralada a gosto.
Modo de preparo: Lombo - Tempere os bifes de lombo de porco com sal e pimenta-do-reino. Frite-os em uma frigideira com o azeite de oliva bem quente até dourar de maneira uniforme. Retire-os e reserve em local aquecido. Na mesma frigideira, coloque o vinho do Porto e cozinhe até encorpar. Retire do fogo, coe e reserve. Purê - Separe os buquês da couve-flor, coloque-os em uma panela com 1 litro de água fria e o sal. Leve ao fogo até ferver. Deixe cozinhar por mais 2 minutos, retire do fogo, escorra a água e adicione água fria. Volte ao fogo e cozinhe a couve-flor por mais 30 minutos. Retire do fogo, escorra a água e bata a couve-flor no processador com o azeite e o creme de leite. Passe o purê por uma peneira e tempere com sal e noz-moscada. Montagem - Arrume os bifes de lombo (se preferir, corte-os na forma de palitos) nos pratos e distribua o purê de couve-flor. Regue os bifes com o molho de vinho do Porto e decore com pimenta-rosa.

Purê de Batata-Doce
(365 Receitas Fáceis com Azeite de Oliva)
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 4 batatas-doces médias descascadas; 3 colheres (sopa) de azeite; 1 xícara (chá) de leite; 3 colheres (sopa) de cebolinha-verde picada.
Modo de preparo: Cozinhe as batatas-doces em uma panela com água por 50 minutos ou até ficarem macias. Retire do fogo, escorra a água, passe-as pelo espremedor e coloque-as em uma panela. Misture o azeite de oliva e o leite. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo com vigor, por 3 minutos até o purê ficar homogêneo. Retire do fogo, salpique a cebolinha-verde e sirva. Se preferir, tempere com sal e acompanhe com carne de porco.

Purê de Mandioca com Abobrinha e Carne-Seca
(250 Mil Menus com Azeite de Oliva)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 1 hora e 10 min
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: Carne-Seca - 400 g de carne-seca dessalgada; 4 folhas de louro; 4 colheres (sopa) de azeite; 2 cebolas médias raladas; 10 pistilos de açafrão; 1/2 xícara (chá) de vinho branco. Purê - 400 g de mandioca descascada e picada; 1 litro de leite; 3 colheres (sopa) de azeite; 1 colher (chá) de sementes de coentro trituradas, sal a gosto. Abobrinha - 1 abobrinha média cortada em rodelas finas; 1 e 1/2 xícara (chá) de azeite; sal a gosto.
Modo de preparo: Carne - Cozinhe a carne por 2 horas e 30 minutos em uma panela com 1 e 1/2 litro de água e as folhas de louro. Retire do fogo, escorra a água, desfie a carne e refogue-a em uma panela com o azeite de oliva e as cebolas. Junte o açafrão dissolvido previamente no vinho aquecido. Depois de 5 minutos, retire do fogo e, se necessário, acerte o sal. Reserve. Purê - Cozinhe, em fogo baixo, a mandioca no leite e no azeite por 1 hora ou até ficar bem macia. Se necessário, adicione água. Retire do fogo, bata no processador e tempere com as sementes do coentro e o sal. Reserve. Abobrinha - Frite, aos poucos, as rodelas de abobrinha em uma panela com o azeite de oliva bem quente. Tempere com sal.
Montagem - Arrume o purê de mandioca nos pratos, disponha as lâminas de abobrinha e, por cima, coloque a carne-seca.

Purê de Batata com Pepino
(365 Receitas Fáceis com Azeite de Oliva)
Rendimento: 12 porções

Tempo de preparo: 15 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 1 kg de batata; 6 colheres (sopa) de azeite; 1 kg de pepino ralado; 1 pitada de noz-moscada em pó; sal a gosto.
Modo de preparo: Cozinhe as batatas em uma panela com água até ficarem macias. Retire do fogo, escorra a água, descasque-as e passe-as pelo espremedor. Regue o purê com azeite de oliva e leve para gelar. Em seguida, incorpore os pepinos e tempere com a noz-moscada e o sal. Misture e sirva com peixe assado.

Purê de Feijão
(www.brchef.com.br)
Rendimento: 3 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 1 xícara (chá) de feijão cozido; 1 e 1/2 dente de alho amassado; 1 colher (sopa) de óleo; sal a gosto.
Modo de preparo: Passe o feijão cozido pelo espremedor de batata. Doure o alho no óleo, acrescente o purê de feijão e tempere a gosto. Sirva com molho de tomate ou outro de sua preferência.

Purê de Maçã
(Culinarista Ana Maria Tomazoni)
Rendimento: 5 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Sim
Freezer: Não
Ingredientes: 6 maçãs descascadas e picadas; 1 colher (sopa) de cebola picada; 1 colher (sopa) de manteiga; 1 colher (sopa) de açúcar; 1 pitada de sal.
Modo de preparo: Em uma panela coloque a manteiga, a cebola e deixe dourar. Junte as maçãs e o sal. Em seguida coloque o açúcar. É importante deixar no fogo baixo tampado e mexer de vez em quando. Espere ficar com a consistência desejada. Dica - O purê de maçã é ideal para acompanhar carnes brancas ou suínas.

Purê de Damasco
(Culinarista Ana Maria Tomazoni)
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Sim
Freezer: Sim
Ingredientes: 1 colher (sopa) de mel; 2 xícaras (chá) de água filtrada; 300 g de damascos secos.
Modo de preparo: Hidrate o damasco com água. Bata-o no liqüidificador com o caldo que formou e o mel. Leve à panela, em fogo baixo, até obter uma textura mais espessa. Dicas: O damasco hidratado com suco de laranja fica muito bom. O creme pode ser servido com assados (lombo, pernil, peru etc.).

Purê de Escarola
(www.brchef.com.br)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 1 pé de escarola; 2 batatas cozidas; 1 colher (sopa) de manteiga; 1/2 xícara (chá) de creme de leite; sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo: Lave bem as folhas de escarola e cozinhe-as em água e sal. Depois, escorra-as e passe-as pelo moedor, junto com a batata. Junte a manteiga, o creme de leite e misture bem. Sirva quente acompanhando carnes, ou frio, com torradas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;