Cultura & Lazer Titulo
TV Cultura exibe vida e obra de Anita Malfatti
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
19/09/2003 | 19:45
Compartilhar notícia


Figura fundamental do modernismo brasileiro, a pintora paulistana Anita Malfatti (1889-1964) é o assunto de domingo das 18h às 18h30 na TV Cultura.

O documentário inédito Anita Malfatti, de 2002, tem roteiro, direção e montagem de Luzia Portinari Greggio, que agora faz a catalogação da obra da artista plástica.

Para tratar da vida e obra de Anita, Luzia criou o documentário com imagens estáticas, registros de pinturas, desenhos e gravuras de autoria da artista, além de fotografias que a retratam.

“Pesquisei muito e não encontrei sequer uma imagem da Anita em vídeo. Somente fotos, e poucas. Então, não necessariamente por escolha, mas mais pela falta de material, realizei o filme dessa maneira. O movimento é dado por meio da edição”, disse Luzia.

Segundo ela, o documentário (que recebeu prêmio-estímulo de curta-metragem da Secretaria de Estado da Cultura) a motivou a realizar a catalogação da obra de Anita, artista que morou em Diadema.

“Por conta da dificuldade que tive para conseguir material para fazer o documentário, pensei em catalogar a obra da pintora. Tanto o filme quanto a catalogação servem à preservação”, afirmou Luzia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;