Setecidades Titulo Ação Social
Projeto estimula cuidados de crianças com a higiene bucal

Iniciativa Adote Uma Boquinha já acompanhou mais de 6.000 adolescentes carentes de São Bernardo e Diadema

Por Nelson Donato
especial para o Diário
04/09/2016 | 07:07
Compartilhar notícia


Embora o sorriso dos pequenos simbolize a alegria e a pureza, muitos deles não têm condições ideais para a prática da higiene bucal. Para reverter este quadro, o projeto Adote Uma Boquinha atua para levar a higiene para crianças carentes de São Bernardo e Diadema. Além da distribuição de pastas e escovas de dente, a iniciativa conta com a colaboração de dentistas que explicam aos assistidos a importância e a forma correta da escovação.

Criado em novembro de 2015 pela empresa Boni Brasil, o programa já atendeu mais de 6.000 crianças e adolescentes que moram em orfanatos ou que participam de creches e projetos sociais das duas cidades.

Um dos locais assistidos é a creche da Santa Casa de Diadema, situada na Rua Dois de Julho, no Jardim Canhema. Só ali, cerca de 260 crianças receberam o kit do projeto, que é composto por géis e enxaguantes bucais, além de escovas de dentes adequadas para suas respectivas idades. No riso dos pequenos é possível ver o quão eles aproveitam as lições. Muitos deles relatam que praticam a higiene bucal várias vezes ao dia.

O sorriso largo e os dentes bem cuidados são a marca do Victor Machado da Silva, 13 anos. Comprometido, ele conta os hábitos que adquiriu após a passagem do Adote Uma Boquinha. “Eu escovo meus dentes pelo menos quatro vezes por dia, sempre depois da refeição. É muito importante para que a gente não tenha cárie, para que o nosso hálito fique sempre bom.”

Apesar da timidez, o pequeno Luan Matheus de Souza, 12, não esconde a alegria por poder cuidar dos seus dentes diariamente. “Eu sempre soube que é bom escovar, mas antes eu esquecia, ou não tinha pasta (dental)em casa. Agora eu limpo meus dentes todos os dias.”

A analista de RH (Recursos Humanos) da Boni Brasil Viviane Maria de Campos lembra que no Brasil, milhões de pessoas não têm condições para praticar a higiene bucal. “É uma situação bem complicada. Fizemos levantamento junto ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e constatamos que há cerca de 11 milhões de pessoas que perderam seus dentes, por isso decidimos iniciar este projeto para estimular a escovação desde cedo.”

Campos detalha que a iniciativa chegará às demais cidades da região em breve. “Como somos uma empresa sediada em São Bernardo, acreditamos que é muito importante levar esta iniciativas para todos os municípios do Grande ABC. Hoje assistimos mais de 6.000 crianças, mas a nossa meta para o final de 2016 é duplicar este número. É uma sensação maravilhosa poder ajudar nesses casos. Muitas dessas pessoas não teriam a mínima condição de manter a higiene bucal diária, pois a renda é muito pequena. Já tivemos casos em que três pessoas dividiam a mesma escova.”

Além do Adote Uma Boquinha, as crianças que frequentam a creche da Santa Casa Diadema contam com o programa Toninho, iniciativa que tem como objetivo ensinar por meio de métodos lúdicos. “Por estarmos em uma área periférica, é muito importante fazer com que os pequenos realizem várias atividades, para que eles passem pouco tempo na rua. Assim providenciamos atividades recreativas como a capoeira para entretê-los e estimular o contato social”, destaca a coordenadora de projetos sociais da instituição, Aline Acorinte. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;