Esportes Titulo
Kafelnikov ganha o Aberto de Tênis da Austrália
Por Do Diário do Grande ABC
31/01/1999 | 14:35
Compartilhar notícia


O tenista russo Yevgeny Kafelnikov acabou com a festa da alegre e bonita torcida sueca em Melbourne. Com um jogo consistente, em uma final de muitas trocas de bolas, derrotou o sueco Thomas Enqvist por 3 sets a 1, parciais de 4/6, 6/0, 6/3 e 7/6 (7/1), em 2h26, e levou o título do Aberto da Austrália de 1999. Este é o segundo troféu de um torneio do Grand Slam na carreira de Kafelnikov, um tenista de poucos sorrisos e quase nenhum carisma, mas dono de um tênis de indiscutível eficiência.

Pela vitória, recebeu um prêmio de US$ 500 mil e com os 770 pontos somados na Associaçao dos Tenistas Profissionais (ATP), irá aparecer na terceira colocaçao na lista do ranking a ser divulgada nesta segunda-feira, a melhor posiçao de sua carreira. Para o sueco Enqvist, além do carinho da torcida, restou um cheque de US$ 300 mil e a possibilidade de voltar a ficar próximos dos dez primeiros, ocupando o 11º lugar.

A decisao do título nao foi tao bonita como se esperava. O tenista sueco, que estava invicto este ano, tendo vencido os torneios de Adelaide e de Kooyong Park, em Melbourne, cometeu um número exagerado de erros nao forçados: 62 do total dos quatro sets. Mas mesmo nos momentos mais difíceis para o sueco, a torcida deu uma cor alegre. Os 'vikings" fizeram uma bonita festa nestas duas semanas e mereceram até um agradecimento público do tenista vice- campeao. Desde 1993, com Stefan Edberg um jogador da Suécia nao ia a uma final de de Grand Slam, mas mesmo assim os suecos tiveram a torcida mais marcante em Melbourne.

Frio e sem ligar muito para a torcida, Yevgeny Kafelnikov surpreendeu ao comemorar com vibraçao o macth-point do campeonato. Atirou longe sua raquete, como que sorteando um presente para o público. Depois, na entrevista coletiva, confessou que vencer na Austrália é um sentimento diferente do que teve, quando ganhou Roland Garros em 1996, no primeiro título do Grand Slam. "A situaçao é outra", disse. "Da primeira vez fiquei muito surpreso e definitamente muito contente e agora tenho um grande sentimento, orgulho, mas é diferente."

Apressado, pois teria de tomar um aviao para viajar para a Europa (na terça-feira estréia no torneio de Marselha, França), Kafelnikov pediu uma entrevista rápida. Confirmou o que havia dito no dircurso de agradecimento, que o fato de Pete Sampras nao ter disputado o torneio, abriu um caminho enorme para sua conquista e nem mesmo conversou em russo, como costuma fazer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;