Cultura & Lazer Titulo
Documentário sobre mito de Che Guevara comove cubanos
Da AFP
11/09/2006 | 14:59
Compartilhar notícia


O documentário ‘San Ernesto nace en La Higuera’ (Santo Ernesto nasce em La Higuera, numa tradução literal), sobre o mito do lendário guerrilheiro argentino-cubano Ernesto Che Guevara, comoveu os cubanos que assistiram sua estréia em Havana, informou nesta segunda-feira o jornal oficial Granma.

"O filme consegue mostrar, com notável poesia, como entre os povoadores bolivianos de Vallegrande cresceu o mito 'guevariano', alimentado nestes últimos tempos pelas pessoas que o conheceram, muitas delas testemunhas, que comovem com seus relatos", destacou o jornal.

O filme conta o mito nascido em torno da figura do Che em Vallegrande, Bolívia, onde acabou morrendo em 1967, após liderar uma guerrilha que pretendia ser a semente de uma revolução regional.

Assistiram à estréia do documentário dos diretores Isabel Santos e Rafael Solís o ministro cubano da Cultura, Abel Prieto, o presidente do ICAIC (Instituto Cubano de Cinema), Omar Gonzáles, e a filha do lendário guerrilheiro, Aleida Guevara March, que é médica e mora em Cuba.

O documentário contou ainda com depoimentos do presidente boliviano, Evo Morales, do senador Antonio Peredo, e de vários moradores de Vallegrande, La Higuera e Pucará, para os quais o Che está "mais vivo do que nunca".

O Granma destacou que para Santos e Solís, um dos momentos mais difíceis foi entrevistar um dos captores do Che, o então oficial do exército boliviano, Gary Prado. "Foi difícil ouvi-lo e ver que entre as fotos que exibe está uma imagem sua ao lado de um desenho do Che", disse a co-diretora do filme.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;