Cultura & Lazer Titulo Teatro
Trabalho também é tratado pela arte

Espetáculo ‘Epidemia’ traz à tona as
relações de trabalho e suas consequências

Vanessa Ratti
31/05/2016 | 06:21
Compartilhar notícia
Danilo Dantas/Divulgação


Encontrar pessoas que tem problemas relacionados ao estresse adquirido no trabalho não é difícil atualmente. Com o aumento de competitividade nas empresas e o tempo em que as pessoas passam nelas, as consequências podem ser sentidas no corpo. A boa notícia é que não são só os remédios que podem ajudar. A arte também se torna aliada na cura desses e outros problemas. É isso que busca a Cia de Teatro Rubra, com a peça Epidemia, em cartaz sábado e domingo, às 19h, no Teatro Abílio Pereira de Almeida (Praça São José, 240), em São Bernardo. Nos dias 14 e 15, às 20h, na mesma cidade, a obra toma conta do Cenforpe (Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 201).

Os atores vão mostrar em cena as relações de trabalho e suas consequências. Os elementos de humor e drama vão ajudar o público a se identificar com a história, que se passa em suposta empresa que perde funcionário por conta de estresse. No mesmo período, a instituição é vendida, fazendo com que os outros profissionais entrem em pânico. “A gente queria falar sobre algo que nos pertencesse. Vimos notícias que as pessoas tomam muitos ansiolíticos e têm muitos problemas, como depressão, relacionados à profissão. Deste modo surgiu a peça”, conta a atriz e uma das criadoras da produção, Carina Murias, de 28 anos – os cinco outros atores da companhia também ajudaram no roteiro.

Segundo ela, apresentar Epidemia em São Bernardo é ter a chance de interagir com público não ligado a arte. “Era isso que a companhia queria, se apresentar para a comunidade. Esse público é o que mais sofre com os problemas gerados no trabalho, pois passam muito tempo lá”, completa.

INSPIRAÇÃO
Com intuito social e político, o tema tem sido tratado pelo grupo de teatro com humor. Ainda segundo Carina, o espetáculo foi fruto do Mito de Sísifo, ensaio do filósofo e escritor francês Albert Camus. Nele, Sísifo é amaldiçoado e tem que carregar pedra até o alto da montanha, mas, assim que chega lá, ela escorrega e ele tem que repetir o processo eternamente. "Este é o retrato do homem contemporâneo que queremos mostrar. Nosso objetivo é que as pessoas reconheçam que vivemos assim e partam para a mudança”, diz.

Epidemia – Peça. Sábado e domingo às 19h, no Teatro Abílio Pereira de Almeida – Praça São José, 240. Dias 14 e 15, às 20h, no Teatro Cenforpe – Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 201. Ambos em São Bernardo. Entrada gratuita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;