Setecidades Titulo
Sesi ensina a ‘esticar’ salário em ação social
Angela Martins
Especial para o Diário
24/06/2006 | 08:12
Compartilhar notícia


Planejar o orçamento doméstico, economizar parte do salário e até investir na casa própria. Impossível? Para o Sesi de Santo André, não. Hoje, quem quiser assistir a palestra Administre Melhor Seu Dinheiro, na Emeief Comendador Piero Pollone, na Cidade São Jorge, em Santo André, e descobrir como esticar o salário pode se dirigir até a sala 3, durante todo o dia. A ação faz parte do projeto social Diário do Grande ABC nos Bairros. Além das atividades em Santo André, quem mora no Jardim Rosinha, em Diadema, também pode conferir diversas atrações e serviços sociais gratuitos.

“É a primeira vez que fazemos essa palestra em uma ação comunitária. Nela ensinamos como fazer o consumo consciente, planejar melhor a economia doméstica e, principalmente, utilizar uma planilha de gastos diários”, revela o diretor do Sesi Santo André, Sérgio Moretti. O seminário tem o objetivo de levar às famílias maior consciência em relação ao dinheiro. São dicas de como economizar com alimentação, energia elétrica, limpeza, gás, telefone e outras despesas.

A idéia nasceu em outubro do ano passado. “Fizemos um projeto-piloto e avaliamos os erros e acertos do programa. Depois, em março de 2006, iniciamos as palestras para associados do Sesi e empresas”, conta Moretti. Segundo o diretor, os resultados foram muito positivos. “As pessoas pensam que ganham muito pouco para conseguir poupar parte do salário. Mas, depois de assistirem à palestra, vêem que conseguem”, atesta.

O empresário John Takemoto, de Santo André, foi um dos primeiros a levar a palestra do Sesi para os 80 funcionários de sua empresa a Brastak, de soldas. “Vejo que os funcionários gostaram muito do tema. Eu, que sou administrador, aprendi muito com o seminário”, afirma. Leandro Calçada, supervisor de sistema de gestão da empresa, declara que depois de assistir a palestra melhorou a forma de encarar os gastos domésticos. “Passei a registrar tudo o que gasto na planilha. Por causa do controle, consegui economizar e dar entrada em um apartamento”.

No fim da palestra, os participantes recebem uma cartilha com os direitos e deveres do consumidor. Quem quiser se aprofundar no assunto, pode procurar o Sesi, na praça Doutor Armando de Arruda Pereira, 100, bairro Santa Terezinha. O seminário também pode ser levado para associações de bairros. “Mapeamos o perfil da comunidade, depois visitamos o local, para verificar as instalações. Se for preciso, cedemos o próprio Sesi”, diz Moretti. O Sesi também aproveita a ocasião para comemorar os 60 anos da entidade. Além da palestra, serviços gratuitos de saúde, cidadania e atrações artísticas são destaque no Diário do Grande ABC nos Bairros em Santo André (veja programação abaixo).

No Jardim Rosinha, em Diadema, as atrações começam a partir das 9h na praça dos Emancipadores e na Escola Estadual Tristão de Athayde, na rua João Teodoro Ginese. O evento faz parte de um projeto social promovido pelo Diário em parceria com prefeituras da região, patrocinado pela Universidade Metodista de São Paulo e Casas Bahia. Ainda conta com o co-patrocínio da Comgás e da Fundação do ABC e apoio dos programas sociais Rede Andreense de Ação Social, de Santo André e Pé na Rua, de Diadema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;