Economia Titulo
Mercado valoriza profissional mais velho
Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
20/04/2008 | 07:18
Compartilhar notícia


O mercado de trabalho começa a ficar mais receptivo a profissionais ‘experientes’, com idade acima de 40 anos. Essa mudança de realidade se reflete no número de contratações, que vem crescendo, embora custem mais às empresas. Geralmente, os cargos de níveis mais elevados necessitam de profissionais com mais ‘bagagem’ e maturidade profissional para liderar equipes – qualidade rara em jovens.

Analisando esse cenário, um estudo foi feito pela Curriculum.com.br – empresa que oferece serviços aos recursos humanos e para recolocação profissional via internet – concluiu que um terço dos profissionais com mais de 40 anos conseguiu emprego.

A empresa verificou os currículos cadastrados nos últimos quatro anos nessa faixa etária e observou aqueles que estão empregados. Segundo Marcelo Abrileri, presidente da empresa, o mundo atual é bem diferente do mundo de 50 anos atrás e isto é uma tendência. As corporações tendem a desejar este perfil de profissional para alta gerência. “Nesta hora, a internet tem se mostrado o meio onde as empresas encontram esses candidatos.”

Para ele, outro ponto importante que impulsiona a contratação desses profissionais é um leque maior de especializações. “Geralmente, continuam se aprofundando dentro da área que atuam.”

A Catho Online – também do mesmo segmento – compartilha da mesma opinião. “Cerca de 30% das pessoas acima de 40 anos que retiram o currículo da web, é porque arrumaram emprego nos últimos meses”, explica Gláucia Santos, supervisora de consultoria virtual e de serviços de apoio a carreira da Catho.

E parece que a moda está pegando. De acordo com Rodrigo Hummel, da Manager Online, 18% do total de nossos usuários têm acima de 40 anos e mantêm os mesmo índices de satisfação das demais faixas etárias no momento da contratação. “É muito valorizado a experiência desse profissional e suas contribuições para a empresa ao longo de sua carreira. Entretanto, os mesmos, devem reciclar seus conhecimentos com participações em seminários, palestras, cursos, workshops, a fim de permanececer sempre atualizada e manter a empregabilidade”, alerta.

Gisele de Oliveira, editora de conteúdo da Empregos.com.br completa que as chances de encontrar uma nova oportunidade na web acabam sendo maiores do que simplesmente olhar classificados nos jornais ou enviar o currículo aleatoriamente para as empresas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;