D+ Titulo
Estilo do visagismo
Por Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
20/04/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Imagine um profissional que, muito mais do que sugerir o melhor corte de cabelo para seu biótipo, também opine sobre a roupa, a combinação com acessórios e maquiagem. Esse ‘guru’ do visual existe. Trata-se do visagista, especialista no conceito em unir a personalidade à imagem pessoal.

O artista plástico Philip Hallawell, que escreveu o livro Visagismo – Harmonia e Estética, explica, em outras palavras, que a prática consiste na idéia de mostrar a beleza interior de cada um. Segundo ele, o rosto é a sede do ser humano e local por onde se expressa a personalidade de cada um.

“O cabelo, a maquiagem, as sobrancelhas, tudo influi na percepção de quem somos. Qualquer mudança que se faça na moldura altera o senso de identidade”, afirma.

Para começar o trabalho, diz o especialista, o profissional tem de fazer uma consultoria com o cliente. Assim, ele conhece suas preferências e seu estilo de vida e pode compor, de uma forma coerente, o novo visual.

Esta é a técnica adotada pela cabeleireira e visagista Maria Joelma Silva, de Santo André. “Nós fazemos uma foto , estudamos as linhas, a linguagem visual, apuramos suas preferências e montamos a tendência em cima daquela pessoa.”

Pontos principais - Após conversar com o cliente, Hallawell recomenda que o visagista análise os principais pontos do rosto. “Isso oferece uma idéia da imagem a ser criada e vai permitir que ele faça uma apuração mais aprofundada.”

Um dos principais locais a serem visualizados pelo especialista é a testa, que corresponde ao intelecto. Já os olhos simbolizam a emoção; o nariz mostra como ela age; a boca demonstra a expressão; e o queixo, sua vontade. “Os olhos se são próximos mostram uma pessoa introspectiva, reservada emocionalmente”, diz.

O cabeleireiro Edilson Buenos Aires, de Santo André, ressalta que o visagista é muito mais do que um cabeleireiro. “Ele não é apenas um cortador de cabelo, porque trata o ser humano como um todo, analisando-o por dentro e por fora.”

Divisões

Para analisar a fisionomia de uma pessoa deve-se observar as linhas e os formatos das feições: se elas são retas, inclinadas ou curvas e o seu direcionamento.

A testa, associada ao intelecto e à mente, revela como a pessoa pensa.

Os olhos e as sobrancelhas mostram como a pessoa lida com suas emoções; são ligados ao coração.

O nariz é relacionado com o pulmão e indica como a pessoa age.

A boca é associada à expressão.

O queixo mostra como a pessoa lida com a vontade.

Tipos de beleza

As belezas femininas foram classificadas, primeiramente, por Hipócrates, o pai da medicina, 400 a.C. Segundo ele, existem quatro tipos: a sanguínea, a colérica, a melancólica e a fleumática.

Para Philip Hallawell, Hipócrates compreendeu no que a personalidade influi na fisionomia das pessoas. “Ele dizia que todas são uma mistura desses quatro elementos básicos, o que é um bom ponto de partida para o visagista.”

Na sanguínea, explica o artista plástico, as pessoas são mais fortes, alegres e extrovertidas. “Geralmente têm sobrancelhaS, olhos amendoados, boca larga, queixo com linhas em formato pontudo.” Ele exemplifica citando a atriz Alinne Moraes e a apresentadora Adriane Galisteu.

Já a colérica tem um rosto reto, sobrancelha cerrada, e são mais passionais e intensas. “Um bom exemplo é a atriz Angelina Jolie e a grande maioria dos governantes.”

As pessoas com características melancólicas têm tendência para as artes, por terem olhos grandes e rosto fino e reto. Hallawell cita a atriz Liv Tyler.

No caso das fleumáticas, o lábio inferior é projetado e os olhos são baixos. Geralmente são pessoas mais apáticas. Hallawell identifica esta fisionomia com Greta Garbo e Dalai Lama.

Colérico (rosto retangular): as linhas retas expressam força, liderança, controle, poder e determinação. Atrizes como Angelina Jolie e Juliana Paes têm rostos com esse formato.

Fleumático (rosto redondo): este tipo expressa regularidade, imobilidade, espiritualidade e serenidade, através das linhas circulares, que giram fixamente em volta de um ponto central. Ex.: Dalai Lama

Melancólico (rosto oval): as linhas curvas expressam suavidade e delicadeza, por isso sempre foi considerado o ideal da mulher. Como exemplo pode ser associado à Hellen Ganzarolli.

Sangüíneo (rosto losangular): expressa muito dinamismo, extroversão e alegria, mas também é instável. É formado exclusivamente por linhas inclinadas. Pode ser atribuído à top Naomi Campbell.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;