Internacional Titulo
Vice-marechal da Coréia visita os EUA
Do Diário do Grande ABC
08/10/2000 | 14:59
Compartilhar notícia


O líder norte-coreano, Kim Jong-Il, enviou este domingo aos Estados Unidos o número dois do regime, Jo Myong-Rok, para participar de negociaçoes sem precedentes com autoridades americanas, entre elas o presidente Bill Clinton.

O vice-marechal (cargo equivalente ao de vice-comandante das Forças Armadas norte-coreanas) Jo Myong-Rok partiu de Pyongyang em direçao a San Francisco (Oeste americano), conforme informaçoes da agência de notícias de seu país, KCNA.

Jo Myong-Rok se reunirá com Clinton e vários funcionários americanos durante sua visita, de quatro dias. Ele é o responsável norte-coreano de graduaçao mais alta que já viajou para os Estados Unidos, país inimigo durante a Guerra da Coréia (1950-1953).

Teoricamente, os dois países continuam em guerra, uma vez que, ao final do conflito, nao foi assinado nenhum acordo. A visita é um sinal suplementar da vontade da Coréia do Norte de pôr fim ao seu isolamento, para obter a ajuda indispensável a sua recuperaçao. A economia do país está esgotada e o Governo necessita de ajuda internacional para alimentar a populaçao.

Washington, por sua vez, tem intençao de obter compromissos precisos e concretos por parte de um país que, há alguns meses, era considerado um dos mais secretos e ameaçadores do planeta. Os negociadores americanos evocaram as questoes do programa nuclear e do desenvolvimento de mísseis durante recentes conversas com os norte-coreanos.

Jo Myong-Rok, apresentado pela KCNA como "o enviado do grande líder Kim Jong-Il", se reunirá na próxima terça-feira com a secretária de Estado americana, Madeleine Albright, em Washington, antes de ser recebido por Clinton. "Em primeiro lugar, desejo explorar todas as possibilidades. Estamos muito preocupados com uma reconciliaçao entre nossos dois países", disse o presidente americano aos jornalistas, na última sexta-feira.

Oficialmente, Jo Myong-Rok é o número três do regime, atrás de Kim Jong-Il e Kim Yong-Nam, presidente da Assembléia Suprema Popular. "Mas na realidade ele é o número dois", informou Lee Jong-Seok, do Instituto de Pesquisas Sejong, de Seul.

Jo Myong-Rok, 68, se graduou piloto em uma escola da ex-Uniao Soviética, antes de retornar ao seu país, durante a Guerra da Coréia. Em 1971, foi nomeado oficial do estado-maior, como assistente do comandante-em-chefe da aviaçao, O Kuk-Ryol. Em 1995, foi designado vice-comandante-em-chefe das Forças Armadas e diretor do departamento político do Exército do povo coreano. Três anos depois, Jo Myong-Rok foi designado primeiro vice-presidente da Comissao Nacional de Defesa, organismo mais poderoso do Estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;