Setecidades Titulo Santo André
Craisa realizará inspeção mensal de agrotóxicos em alimentos
Por Nelson Donato
especial para o Diário
08/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


 A Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) realizará inspeções mensais para averiguar a incidência de agrotóxicos em alimentos distribuídos pela empresa. A regulamentação que torna a prática obrigatória foi assinada no dia 3 pelo superintendente da autarquia, Hélio Tomaz Rocha. O principal objetivo é alertar os agricultores sobre o uso excessivo das substâncias tóxicas.

Em maio, a Craisa verificou a qualidade de mais de 250 alimentos, dos quais 43% continham substâncias acima do limite permitido. Alguns itens apresentaram carbofurano, proibido no Brasil. Compostos como acefato e metamidófos, que são proibidos em vários países, também foram encontrados. Os produtos mais contaminados foram cenoura, tomate, pepino e alface.

Segundo o engenheiro agrônomo da empresa, Fábio Vezza de Benedetto, o objetivo da fiscalização é aumentar a qualidade dos alimentos. “Concentraremos as inspeções na Ceasa (Central Estadual de Abastecimento) de Santo André e nos outros equipamentos que a Craisa fiscaliza.”

Segundo de Benedetto, os agricultores que não obedecerem às normas não terão seus itens comercializados. “Eles serão notificados e só poderão vender o produto após a segunda inspeção não apresentar nenhuma irregularidade.”

O engenheiro alerta sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar o consumo de alimentos contaminados. “O ideal é consumir produtos na época certa. Também é necessário conhecer o produtor.”

A utilização e os riscos dos agrotóxicos foram tema de audiência pública, finalizada ontem na cidade.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;