Setecidades Titulo Educação
Sonho de cursar a graduação motiva alunos no Desafio

Para conquistar bolsa integral na USCS, estudantes apostam em textos de conscientização

Nelson Donato
Especial para o Diário
03/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Além de promover discussões sobre assuntos atuais e de grande importância, o Desafio de Redação do Diário é fábrica de sonhos. Nele os participantes enxergam a chance de um futuro melhor, especialmente os do 3º ano do Ensino Médio, que concorrem a bolsa de estudos integral em graduação da USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

Para os estudantes do colégio Vinícius de Moraes, situado no Jardim Haydee, em Mauá, abordar o tema Torneira Aberta é a Gota D’Água. Chega de Desperdício! é importante para que a sociedade tenha consciência sobre a atual crise hídrica. Além da relevância do assunto, a possibilidade de cursar o Ensino Superior com a bolsa é outro fator motivacional. “Fiz uma dissertação que conta a história da crise hídrica, desde o seu início até o ponto em que estamos hoje. Pretendo estudar Pedagogia e espero ganhar o Desafio”, afirma a aluna do 3º ano do Ensino Médio Vitorya Cruz Folego, 17 anos.

Com o objetivo de se tornar economista, o também aluno do 3º ano Guilherme de Paula Ribeiro, 16, deposita esperança em seu texto. “O desafio é uma grande oportunidade e a bolsa pode ajudar. Fazer a faculdade é um grande sonho, com ele terei uma profissão e poderei construir a minha família.”

A estudante do 2º ano Giovanna Amorim Scalabrini conta que o tema proposto pelo concurso literário chamou sua atenção. “É um problema que estamos vivendo, gostei muito da escolha. Já fizemos trabalhos sobre economia de água.”

Na instituição, são desenvolvidos projetos a respeito do desperdício do recurso hídrico. “Sempre discutimos com os alunos, indagamos sobre o que fazem para economizar água em suas casas. O Desafio põe em prática tudo o que eles aprendem aqui”, ressalta a coordenadora do colégio, Keyla Maria da Cruz Matias.

Segundo ela, os prêmios distribuídos estimulam a melhora do desempenho dos estudantes. “Não são todas as pessoas que podem pagar uma boa universidade e aqueles que não passarem em instituições públicas, consequentemente, ingressarão em alguma particular. Outro ponto importante do concurso é fazer com que os alunos pratiquem leitura, pesquisa e escrita. Atualmente eles estão muito ligados aos aparelhos digitais, como computadores e celulares, o que prejudica, e muito, a forma como se expressam.”

O Desafio de Redação é realizado pelo Diário em parceria com a USCS e apoio da Ecovias e da Sabesp.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;