Esportes Titulo
Grande ABC luta por lugar na elite
Por Kati Dias
Do Diário do Grande ABC
16/12/2006 | 03:10
Compartilhar notícia


O Grande ABC terá 17 representantes na seletiva nacional que vai definir os 28 atletas (14 no feminino e 14 no masculino), que brigarão por um lugar no Pan-Americano do Rio, no ano que vem, e no Mundial, que acontecerá na Cidade Maravilhosa após os Jogos. A disputa acontecerá a partir das 9h30, em Belo Horizonte (MG). No total, a competição terá 70 atletas. Destes, 14 judocas defenderão as cores do Imes/ São Caetano. Os outros três são do Mesc/ São Bernardo.

Na disputa, os irmãos Carlos e Flávio Honorato, de São Caetano, brigarão por um lugar na elite do judô nacional.

Ambos vivem realidades distintas na modalidade. Carlos possui uma medalha olímpica – prata em Sydney-2000 – e ficou um ano afastado da equipe principal. Foi cortado do Mundial do Egito, em 2005, por excesso de peso (a categoria dele é até 90 kg). No início do ano, o atleta foi derrotado por Hugo Pessanha e agora espera retornar à elite.

A situação de Flávio é um pouco mais complicada. O atleta faz parte da categoria mais difícil do judô: o meio-médio. Os principais representantes são dois medalhistas olímpicos: Tiago Camilo, prata em Sydney-2000, e Flávio Canto, bronze em Atenas-2004.

O contingente da região poderia ser maior, mas dois atletas trocaram a seletiva nacional pelo Mundial Universitário, na Coréia do Sul. A meio-pesado Paloma Rocha, de Santo André, e o ligeiro Luiz Revite, do Mesc/ São Bernardo, entrarão em ação apenas no dia 20.

NOVO FORMATO

As 28 vagas serão definidas no sistema de todos contra todos. Os dois melhores por categoria de peso (sete no feminino e sete no masculino) serão avaliados em competições internacionais. Os 14 que tiverem melhor desempenho serão os titulares do Brasil em 2007.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;