Setecidades Titulo
Riacho Grande terá dia de ação social
Por Paula Nunes
Do Diário do Grande ABC
08/04/2006 | 09:22
Compartilhar notícia


Neste sábado, a comunidade do Riacho Grande, em São Bernardo, poderá cortar o cabelo, medir a pressão arterial, doar sangue, conhecer mais sobre a cidade, assistir a encenações teatrais, praticar esportes, além de as crianças terem à disposição uma série de atividades recreativas. Esses são apenas alguns dos serviços previstos na programação do ABC dos Bairros, ação social promovida pelo Diário, com parceria da Prefeitura de São Bernardo e apoio de empresas. Todas as ações são gratuitas.

O serviço que deve ter maior procura, de acordo com os organizadores, é o corte de cabelo. O Núcleo de Beleza da Emip (Escola Municipal de Iniciação Profissional) da Vila Marchi conta com 23 alunos capacitados para cortar os cabelos de quem procurar pela atividade. Os aprendizes serão supervisionados de perto por professores e profissionais da Sedesc (Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania). A diretora da Emip, Célia Amorim, garante que o grupo sempre está disponível a participar desse tipo de evento. "Eles aprendem muito e aperfeiçoam seu trabalho", afirma.

A Escola de Enfermagem ABC Mirtes Silva contribuirá voluntariamente para medir a pressão arterial dos interessados. Quinze alunos e técnicos também farão o teste de glicemia capilar – que mede a quantidade de açúcar no sangue – e de acuidade visual. A enfermeira e professora Maristela Romão Agarie, explica que casos avaliados considerados graves, como pressão e diabetes em níveis elevados, serão encaminhadas diretamente para o Pronto-Socorro do Riacho Grande.

O Centro de Especialidades do bairro Baeta Neves, em São Bernardo, cedeu 20 vagas para as pessoas que apresentarem sérios problemas de visão diagnosticados. O Banco de Sangue em frente ao Hospital Anchieta estará recebendo doações durante toda a manhã. O transporte até o local – e o conseqüente retorno ao evento – será feito por uma van do projeto ABC dos Bairros.

Também na área de saúde, a comunidade poderá conferir, às 12h, a encenação da peça Forrobodó, cujo enredo trata das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e Aids. "A intenção é conscientizar as pessoas de que devem buscar ajuda especializada quando notarem algo de errado", conta o autor do espetáculo Douglas Peter, responsável pelo Programa Municipal de DST/Aids. Serão distribuídos ainda preservativos e folhetos informativos sobre como identificar os sintomas e onde fazer exames gratuitamente.

Logo depois, às 14h, o palco da EE Antonio Caputo será ocupado pelo grupo de voluntárias do Fundo Social de Solidariedade, o Lilazes. Por meio de um espetáculo teatral, elas informarão o público sobre o trabalho voluntário que praticam e de situações vividas durante o dia a dia das mulheres.

Interessados em ter uma alimentação saudável poderão participar das oficinas ministradas pelo Sesi durante a manhã na cozinha da Emeb Professora Suzete Aparecida de Campos. À tarde, o mesmo espaço abrigará outra oficina do Sesi, mas desta vez o assunto será jardinagem. Os participantes vão aprender a produzir e a cuidar de um jardim.

Programação

EE Antonio Caputo

Rua Marcílio Conrado, 350

l Corte de cabelo

l Elaboração de currículo

l Palestra sobre reciclagem

l Estande com informações sobre o município

l Prevenção e controle da hipertensão arterial

l Orientação sobre DST/Aids e apoio sorológico

l Atividades educativas, culturais e esportivas para crianças

l Oficina de capoeira e escultura com balões

Emeb Profª Suzete Aparecida de Campos

Rua Marcílio Conrado, 280

l Oficina de pintura – ateliê de arte

l Biblioteca interativa

l Unidade móvel do Poupatempo, com emissão da 1ª via do RG e carteira de trabalho

l Palestras sobre reaproveitamento de alimentos e alimentação saudável

l Orientação jurídica e assistência judiciária da Faculdade de Direito de São Bernardo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;