Cultura & Lazer Titulo
Grande ABC recebe
pianista renomado
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
21/05/2011 | 07:15
Compartilhar notícia


Considerado um pianista expoente, Eduardo Monteiro será o solista de dois concertos na região. O músico é convidado da Orquestra Filarmônica de São Caetano, que se apresentará no fim de semana, no Teatro Paulo Machado de Carvalho.

Além de fazer turnês em países da Europa e das Américas, o pianista nascido no Rio de Janeiro já atuou como solista de renomadas formações nacionais e estrangeiras. São exemplos a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Orquestra Filarmônica de São Petersburgo, da Rússia.

Sob as batutas de Sérgio Assumpção, a Orquestra Filarmônica de São Caetano executará a peça "Abertura La Clemenza di Tito" K 621 (Mozart). Tema de Beethoven integra o programa: "Concerto nº 4 Para Piano e Orquestra em Sol Maior" (opus 58), no qual Monteiro participa. "Um grande músico como ele ensina a todos, seja pela maneira como a música parece fluir de suas mãos, seja pela simplicidade com que a grandeza de sua arte vem vestida", declara o regente, que finaliza com a "Sinfonia n° 1 em Dó Menor" (opus 11), de Mendelssohn.

Segundo Assumpção, todas as obras são desafiadoras para os instrumentos, especialmente para o naipe de cordas. "Também são instigantes porque cobram do músico um envolvimento emocional, para que a interpretação seja sincera", acrescenta.

No total, a temporada "Concertos 2011" prevê 20 apresentações e dez repertórios, que contemplam desde o barroco até a contemporaneidade, dando ênfase às épocas do classicismo e do romantismo. Solistas renomados sempre farão participações.

Entre programas eruditos e populares, a temporada do ano passado atraiu mais de 7.000 pessoas às 17 apresentações, que foram conduzidas no Teatro Paulo Machado de Carvalho, conforme estimativa da Prefeitura.

Além de interpretar composições de Mozart, Beethoven, Ravel, Schubert, Brahms e Dvorak, a formação executou temas nacionais de Carlos Gomes e Villa-Lobos. Obras mais populares de nomes como Chiquinha Gonzaga também foram apresentadas.


Orquestra Filarmônica de São Caetano Concertos. Hoje, às 20h30; e amanhã, às 19h30. No Teatro Paulo Machado de Carvalho - Alameda Conde de Porto Alegre, 840, São Caetano. Tel.: 4238-3030. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;