Memória Titulo Memória
E quem celebra o 21 de abril?

A data de hoje, tão evocativa para o nosso patriotismo, tão relevante...

Por Ademir Medici
21/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


“A data de hoje, tão evocativa para o nosso patriotismo, tão relevante como um dos maiores florões da nossa história, não terá a comemoração que merece, mas, felizmente, não vai passar de todo despercebida”.

Cf. O Estado de S.Paulo, 21-4-1915, p. 6.

O dia 21 de abril é emblemático, da Inconfidência Mineira à morte do presidente da República Tancredo Neves, em São Paulo, passando pela inauguração de Brasília, há exatos 55 anos.

Há 100 anos, os jornais criticavam o esquecimento ao mártir Tiradentes, mas havia celebrações, diferentemente dos dias atuais. E a festa maior, entre nós, no Grande ABC, registrou-se no Grupo Escolar de Santo André, do prédio novinho em folha da Rua Senador Flaquer, hoje sede do Museu Municipal Dr. Octaviano Armando Gaiarsa.

1915.

A história

do Mártir

da Liberdade

A festa literária do Grupo Escolar de Santo André dividiu-se em três partes.

Na primeira, evoluções militares, pelo batalhão infantil sob o comando do aluno Mário Magini.

Na segunda parte, vários números: execução dos Hinos Nacional e a Tiradentes. O aluno Estevam Arduino recitou a poesia A morte de Tiradentes. Houve um diálogo entre os alunos Armando Ghirardelli e Américo Pezzolo, com o tema ‘Tiradentes’. O aluno Carlos Buccaino interpretou a poesia 21 de Abril.

Na terceira parte, a vez dos professores. Classe a classe, os mestres fizeram uma preleção sobre o fato histórico.

Por fim, todos reunidos no pátio interno do Grupo Escolar, coube ao diretor, José Augusto Leite Franco, historiar a vida “do imortal mártir da liberdade”.

1960.

O Brasil ganha

uma nova capital.

Inaugurada Brasília

Manchete do News Seller em 24 de abril de 1960: Brasília oficialmente Capital do Brasil.

Para a construção da chamada Novacap, toneladas de materiais foram transportados até o Planalto Central. Caminhões pesados como os Scania saiam carregados de São Paulo e outras localidades com todo tipo de material usado na construção da nova capital.

Popularizava-se a marca, ainda com fábrica na Vila Carioca, em São Paulo – a mudança para São Bernardo ocorreria apenas no fim de 1962.

1985.

Plantão na

Redação:

Tancredo agoniza

Naquele tempo, o Diário não circulava às segundas-feiras, mas toda a Redação foi mobilizada, o que ocorria há várias semanas. O presidente da República eleito por via indireta, o mineiro Tancredo Neves, agonizava no Hospital do Coração, em São Paulo.

Havia esperança, sintetizada na manchete daquele domingo, 21 de abril (vide a seção Diário há 30 anos). Mas o pior estava por acontecer. E no dia seguinte, segunda-feira, em edição extra, uma imensa foto de Tancredo Neves ilustrava a capa do jornal.

Nem a festa cívica de 21 de abril – de há muito esquecida; nem o aniversário de Brasília. Há 30 anos o Brasil perdia um presidente que jamais tomou posse.

Diário há 30 anos

Domingo, 21 de abril de 1985 – ano 27, nº 5805

Manchete – Médico americano aprova tratamento dado a Tancredo

Editorial – Mistério de Tancredo, ante a incógnita

Comércio – Mappin deve instalar uma loja na região, diz Antonio Rocca, diretor-superintendente do Conselho de Administração da organização.

Polícia – Um incêndio de grandes proporções destruiu, na madrugada de ontem, a Divisão de BHC da Matarazzo, na Rua Mariano Pamplona, 220, bairro Fundação, em São Caetano.

Em 21 de abril de...

1890 – Brasil lembra pela primeira vez o Dia de Tiradentes.

1915 – Prefeito Saladino e Bernardino de Campos fazem donativo às obras da nova sacristia da igreja matriz de Santo André: doam todo o madeiramento e 5.000 tijolos.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Medidas de precaução da Itália contra alemães e austríacos’.

1930 – Ainda no cargo, prefeito Saladino recorre ao Estado para a realização de serviços de água, esgoto e calçamento na sede do município, São Bernardo, e nos distritos de Santo André e São Caetano. Nenhuma rua tinha pavimentação no ABC.

1940 – São Paulo joga em Santo André e goleia o Primeiro de Maio, num dos últimos jogos no estádio da Rua Brás Cubas.

1965 – Fundada a Associação Cultural, Recreativa e Assistencial dos Moradores de Vila Olímpica, hoje bairro Olímpico, em São Caetano.

1985 – Dia da primeira vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1, em corrida no autódromo de Estoril, Portugal.

Hoje

- Dia de Tiradentes (Joaquim José da Silva, executado em 1792)

- Dia do Metalúrgico

- Dia da Latinidade

- Dia da Liberdade

- Dia do Ensino Teológico

- Dia do Policial Civil e Militar

Município Paulista

Aniversariam hoje: Bofete, Colina e Lins.

Santos do dia

- Na estampa, São Anselmo (Itália 1033 – Inglaterra 1109). Arcebispo na França e doutor da Igreja.

- Conrado de Parzão

- Silvio 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;