Cultura & Lazer Titulo Cinema
Seleção de filmes será preservada

'

Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
31/12/2011 | 07:06
Compartilhar notícia


A Biblioteca do Congresso Americano divulgou a lista deste ano de filmes que serão guardados no acervo do National Film Registry, entidade responsável por preservar produções cinematográficas que contam com significativa relevância para o universo da sétima arte. Obras de diferente épocas e diversos gêneros foram selecionadas.

No total, 2228 filmes foram nomeados pelo público da biblioteca as reservadas vagas, mas, como tem ocorrido nas últimas temporadas, apenas 25 acabaram escolhidos pelo corpo de júri da organização. Entre os destaques dos escolhidos estão: 'Forrest Gump - O Contador de Histórias' (1994), do diretor Robert Zemeckis e vencedor de seis Oscar; o suspense 'O Silêncio dos Inocentes' (1991), de Jonathan Demme e celebrado com cinco estatuetas da Academia de Artes e Ciências de Hollywood; a clássica animação 'Bambi' (1942) e 'O Garoto', primeiro longa-metragem de Charles Chaplin.

'Suprema Conquista' (1934), 'Farrapo Humano' (1945), 'Os Corruptos' (1953), 'O Preço do Desafio' e 'El Mariachi' (1992) são alguns títulos que complementam a lista.

A análise dos jurados leva em conta itens como a importância cultural, histórica e estética das produções. Com a aquisição dos novos filmes, o National Film Registry agora conta com 575 obras que serão preservadas para as futuras gerações norte-americanas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;