Setecidades Titulo
Quatro estudantes de direito são presos no Dia do Pendura
Por Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
13/08/2006 | 08:48
Compartilhar notícia


Quatro estudantes de Direito foram presos sexta-feira à noite na churrascaria Vivano Grill, no bairro Santa Paula, em São Caetano, por se recusarem a pagar a conta no Dia do Pendura, comemorado na sexta-feira. Os quatro foram acusados de estelionato e estão presos na Cadeia Pública do município, localizada na delegacia sede.

Tradicionalmente, no Dia do Pendura, estudantes de Direito se reúnem em restaurantes, consomem comidas e bebidas e saem sem pagar. A data marca o início dos cursos jurídicos no Brasil. Entretanto, em alguns casos os donos dos estabelecimentos não querem ter prejuízo e há confusão.

Foi o que ocorreu às 22h40 de sexta-feira, quando um grupo de 12 estudantes da UniABC (Universidade do Grande ABC) resolveu comer na churrascaria. Depois de todos completarem a refeição, um estudante se levantou e leu um discurso informando sobre o Dia do Pendura.

Os garçons deram risada. No entanto, os gerentes da churrascaria não acharam graça e resolveram chamar a PM para saber quem pagaria a conta de R$ 380,74. De acordo com a polícia, com a chegada dos policiais, a maioria do grupo resolveu pagar a sua parte, que variava em torno de R$ 30, e que somente quatro estudantes ficaram inflexíveis: Gilson Luiz da Rocha, 22 anos, Leandro Mota de Oliveira, 26, Nelson Ribeiro Francisco, 42, e Leandro dos Santos Macário, 22.

Os quatro foram parar na delegacia sede. Na avaliação do delegado plantonista José Augusto de Almeida, como se recusavam a pagar, foram autuados por estelionato.

"Não é verdade que se recusaram a pagar. Depois de algum tempo de discussão, eles se propuseram a pagar a conta. Mas o delegado não quis saber", afirmou a advogada Gildete Ramos, que emprega Macário como estagiário em seu escritório. "A polícia foi muito dura e não respeitou a tradição", completou Gildete.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;