Internacional Titulo
Iraque pode fabricar bomba atômica em 1 ano, diz informe britânico
Da AFP
24/09/2002 | 08:56
Compartilhar notícia


O Iraque poderia fabricar uma bomba atômica em um ou, no máximo, em dois anos, segundo um informe contra o regime do presidente iraquiano Saddam Hussein revelado na manhã desta terça-feira pelo governo britânico.

De acordo com o informe, de 55 páginas, o Iraque continua seus esforços para possuir a bomba atômica, embora seu armamento químico e biológico já constitua uma ameaça imediata.

O regime iraquiano "tentou de maneira clandestina adquirir uma tecnologia e materiais que poderiam ser utilizados na produção de armas nucleares". O texto afirma ainda que o regime de Saddam Hussein tem planos militares para o uso de armas químicas e biológicas.

Ainda segundo o informe, Bagdá tentou adquirir "quantidades importantes" de urânio na África, apesar de não ter programa nuclear civil que o justifique.

O documento de 'provas' contra o Iraque afirma igualmente que o regime iraquiano tem capacidade de mobilizar armas químicas e biológicas em um período de 45 minutos.

Bagdá conservou até 20 mísseis Al Hussein fabricados a partir de mísseis soviéticos Scud, de um alcance de 650 km.

"O quadro descrito pelo comitê (britânico) conjunto de inteligência se tornou mais preocupante há alguns meses", afirma o primeiro-ministro britânico Tony Blair nesse documento. "Estou plenamente convencido de que Saddam Hussein fará o máximo, e, para dizer a verdade já é o caso, para esconder essas armas e evitar assim ter de renunciar a elas", adianta Blair.

Em Bagdá, o ministro iraquiano de Cultura, Hamed Yussef Hammadi, qualificou de "infundadas" as acusações britânicas.

De acordo com o documento britânico, o regime iraquiano estaria capacitado para fabricar a bomba atômica em um ou dois anos se conseguisse de fontes estrangeiras suficiente matéria físsil. Caso contrário, precisaria de cinco anos, indica o informe.

O documento publica ainda como 'provas' várias fotos tiradas por satélite de seus serviços de inteligência. Especialistas iraquianos foram convocados para trabalhar em programas nucleares militares, adianta o documento.

Os mísseis Al Hussein podem atacar Israel, Turquia ou Chipre, onde as forças britânicas possuem instalações militares. O regime iraquiano teria construído uma nova instalação para pôr em funcionamento mísseis de alcance semelhante.

Blair afirma também no documento que não tem "nenhuma dúvida de que a ameaça é séria e atual e que Saddam Hussein progrediu em seu programa de armas de destruição em massa e é preciso pará-lo".

Tony Blair é o único líder do cenário internacional que apóia as ameaças norte-americanas de intervenção militar contra o Iraque.

O informe foi recebido com ceticismo por Jeremy Corbyn, um dos deputados trabalhistas contrários à intervenção militar no Iraque. "Não há nada de novo nisso aí (o documento), não temos nenhuma prova da tal ameaça iraquiana", disse o deputado pela televisão Sky News.

Os parlamentares britânicos iniciaram esta manhã um debate extraordinário sobre a crise iraquiana. O informe pode ser consultado na Internet nos sites: www.pm.gov.uk ou www.fco.gov.uk.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;