Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 20 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
A bordadeira que veio da Ucrânia

Aos 92 anos, dona Xênia borda até hoje sem necessidade de usar óculos. Sua alegria maior é ver os filhos e netos formados

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
14/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Os filhos, já mocinhos, iam até o Bom Retiro retirar fardos de capas de chuvas para que a mãe costurasse por encomenda, ajudando no orçamento familiar. Mas na hora de estudar, lá ia dona Xênia Zemczak pessoalmente com os filhos até o Grupo Escolar de Rudge Ramos: Valdomiro, André, o pequeno João. E foi assim também com Basílio, Lucia e Pedro, o caçula – advogado da comarca de São Bernardo que nos apresentou dona Xênia.

Resultado: Valdomiro formou-se administrador de empresas; André, juiz do trabalho; João, engenheiro elétrico; Basílio, engenheiro mecânico; Lúcia, analista de sistema; Pedro, advogado.

Os 12 netos, todos encaminhados, formados em administração, direito, a médica Dra. Natasha, André Junior professor de educação física, Renê tecnólogo, Alex gastrônomo, Eduardo produtor de multimídias.

Na infância e adolescência dos filhos, o testemunho da chegada da empresa Cestas de Natal Amaral, cujas instalações hoje são ocupadas pela Garagem Municipal e Secretaria de Serviços Urbanos.

Nas lembranças de Europa, o trabalho de cuidar dos carneiros no pasto. O sofrimento com a vaca que atolava na neve. A culinária trazida ao Brasil – a sopa de beterraba (borsch), por exemplo – e o gosto pela cozinha brasileira, como uma boa feijoada.

Diário há 30 anos

Sábado, 14 de outubro de 1989 – ano 32, edição 7196

Manchete – Eleições presidenciais: Maluf quer debate com Lula e Brizola

Diadema – Trezentos moradores do Buraco do Gazuza invadem o prédio da Sabesp na cidade. Negociam durante oito horas e conseguem uma carta-compromisso da empresa e da Prefeitura para a instalação de água no terreno ocupado em agosto.

São Caetano – Dois mil alunos do Imes (Instituto Municipal de Ensino de São Caetano), futura USCS, estão atrasados com as mensalidades.

Movimento Sindical – Cegonheiros mantêm a greve e pátios das montadoras começam a ficar cheios.

Automobilismo – Década de 1990 promete muitas novidades; Kadett mata o Chevette. Reportagem de Percy Faro e Luciano Vicioni.

Cultura & Lazer – Começa a 20ª Bienal Internacional de São Paulo.

Hoje

Dia Nacional da Pecuária

Dia da Comunidade Espanhola no Estado de São Paulo

Dia Nacional do Meteorologista

Em 14 de outubro de...

1879 – Circula o primeiro número de o Monitor Católico

Redator principal: Estevam L. Bourrol.

1914 – A I guerra. Manchete do Estadão: a tomada de Lille pelos alemães; os franceses conservam as suas posições e ganham terreno em alguns pontos; transferência do governo da Bélgica para o Havre; tomada de Gand; decretação do estado de sítio na União Sul-Africana.

1919 – As escolas isoladas do município de São Bernardo estão sendo visitadas pelo inspetor Antonio Morato de Carvalho.

1934 – Eleições legislativas. No Grande ABC e em todo o Estado a vitória é do Partido Constitucionalista.

1939 – A II Guerra. Manchete do Estadão: o governo dos Estados Unidos julga inoportuna a sua mediação no atual conflito europeu.

– No Cartório de Registro Civil de São Caetano são afixados os proclamas de casamentos de Virgílio Rosalino Martins e Angelina Pereira; Ignacio Del Rey e Olga Maria Lorenzini; Francisco Butrico e Josephina Pangardi.

1959 – O presidente JK inaugura a fábrica de eixos e transmissões da Willys Overland do Brasil. 

A nova fábrica assinala a etapa final de nacionalização dos veículos da empresa.

Ao ato comparecem o governador do Estado, Carvalho Pinto, e o presidente do Geia (Grupo Executivo da Indústria Automobilística), Lúcio Meira.

A bênção da nova fábrica é feita pelo cônego José Benedito Antunes, representando o bispo dom Jorge Marcos de Oliveira.

Nota – A Willys vinha funcionando desde 1953 em São Bernardo, nas instalações posteriormente ocupadas pela Ford.

1969 – Ângelo Marchetti assume a direção do diretório acadêmico da Faculdade Municipal de Ciências Econômicas, Políticas, Administrativas e Sociais de São Caetano, futuro Imes, hoje USCS.

1974 – Inaugurada a I Feira de Informação Profissional no Centro Cívico de Santo André, numa promoção do Sesc, do Centro de Formação Profissional Eduardo Saigh e da Prefeitura.

Municípios Brasileiros

Aniversariam em 14 de outubro

Em São Paulo, Ferraz de Vasconcelos, elevado a município em 1953, quando se separa de Poá

Em Goiás, Amorinópolis, Piranhas e São Domingos

Em Tocantins, Ananás, Axixá do Tocantins e Sítio Novo do Tocantins

No Rio Grande do Sul, Guaíba

Na Paraíba, Montadas

Fonte: IBGE

Santos do Dia

Fortunata

Evaristo

Dia do Círio de Nossa Senhora de Nazaré

CALISTO I. Era romano. Foi papa entre os anos 217 e 222




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.