Cultura & Lazer Titulo Diva
Mostra sobre Elizabeth Taylor abre em São Caetano
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
23/05/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A glória de Elizabeth Taylor (1932-2011) será eterna. Após sua morte em março, alguns espaços culturais movimentam sua programação a fim de prestar homenagem a uma das maiores estrelas da história do cinema. Pequena parte da obra será apresentada a partir de hoje na "Mostra Elizabeth Taylor", no Polo Cultural Casa de Vidro (Praça do Professor, anexo do Teatro Santos Dumont. Tel.: 4238-3030), em São Caeatno. As sessões ocorrem sempre às 19h e a entrada é franca. A atividade é recomendada para maiores de 16 anos.

A noite de estreia não poderia trazer outro filme mais emblemático protagonizado pela atriz. "Cleópatra" (1963), do diretor Joseph L. Mankiewicz, conta a história da famosa rainha do Egito. O relacionamento com Júlio César, o nascimento de seu filho e o caso de amor com Marco Antonio movido a uma estratégia para manter seu poder estão na história da superprodução. O drama é conhecido por ter rendido à protagonista cachê de US$ 1 milhão, fazendo com que fosse a primeira artista a receber tal quantia em um único trabalho.

O clássico longa-metragem tem duração de 242 minutos e sua exibição será dividida em dois dias. A primeira sessão ocorre hoje, quando passarão 124 minutos, e o restante será apresentado amanhã à noite.

Na quarta-feira, o público tem a oportunidade de assistir "De Repente no Último Verão" (1959), também de Makiewicz. Com um roteiro intrigante, o filme acompanha as ações do neurocirurgião John Cukrowicz. Na busca por recursos, ele conhece a rica Violet Venable, que deseja que a sobrinha Catherine Holly passe por uma lobotomia. Mas o médico não suspeita que, na verdade, a aristocrata tenta fazer com que a garota não revele segredo de seu filho, morto em acidente misterioso. Além de Liz Taylor, o elenco tem nomes como Montgomery Clift e Katherine Hepburn.

A mostra se encerra com sessão de "No Caminho dos Elefantes" (1954). O diretor William Dieterle traz a atriz no papel da delicada Ruth. Recém-casada, deixa a Inglaterra e parte para morar com o marido John em sua imensa plantação de chá na região do Ceilão (atual Sri Lanka). A vida da donzela se torna na difícil, uma vez que não é bem tratada pelos amigos do companheiro. Tudo parece piorar com a chegada de uma perigosa epidemia de cólera.

As personagens vividas pela atriz ajudaram na construção de um mito, que passou a ser lembrado ainda mais por todo o público após sua morte. Qualquer homenagem a essa rainha da época de ouro de Hollywood é, mais do que justa, necessária aos fãs de cinema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;