Setecidades Titulo Sabina
Planetário será inaugurado em março

Equipamento terá cúpula de 18 metros e será o terceiro maior do País

Por Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
13/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O planetário que está sendo construído na Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, só deverá ser inaugurado em março, após as férias. De acordo com a secretária de Educação do município, Cleide Bochixio, as ferramentas especiais que seriam utilizadas pelo técnico da empresa alemã Zais, única autorizada a realizar a instalação dos equipamentos, estavam presos na alfândega desde outubro e só foram liberados terça-feira. Por conta desses problemas, a inauguração teve de ser adiada pela administração municipal.

"O rapaz (técnico) ficou aqui 20 dias, o material não foi liberado e ele foi embora para a Alemanha. Ficamos na dependência da disponibilidade do técnico voltar. Porém, já temos a confirmação de que ele virá em janeiro e creio que, até março, conseguiremos inaugurar", afirmou a secretária.

A intenção da Prefeitura era colocar o planetário em funcionamento até o fim deste ano. "Tínhamos a esperança de inaugurar antes do Natal, mas agora só estará pronto entre fevereiro e março do ano que vem", explicou Cleide.

A construção do equipamento teve início na gestão do ex-prefeito João Avamileno (PT), que antecedeu Aidan Ravin (PTB). O prazo inicial dado pela Prefeitura para inaugurar o equipamento era para 2008 e, desde então, o início de funcionamento da atração segue emperrado.

O planetário será o terceiro maior do País, com cúpula de 18 metros, mesmo tamanho do planetário do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. O equipamento andreense só será inferior ao planetário do Rio de Janeiro (23 m) e pelo do Parque do Carmo, também na Capital paulista (20 m). A atração terá sala de projeção com capacidade para receber 280 pessoas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;