Setecidades Titulo Alternativa
São Caetano vai manter 12 creches abertas nas férias

É a primeira vez que a medida abrange o recesso de fim de ano

Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
08/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Doze das 40 creches de São Caetano passarão a funcionar em período integral nas férias escolares - o período exato ainda não foi definido. É a primeira vez que a medida abrange o recesso de fim de ano. A medida beneficia crianças e também os pais que não têm onde deixar os filhos enquanto trabalham. O número de unidades abertas foi definido com a Secretaria de Educação de acordo com a demanda apresentada pelas famílias. São Bernardo, Diadema e Ribeirão Pires não aderem à medida.

São Caetano tem cerca de 1.300 crianças de 4 meses a 4 anos que poderão frequentar as unidades. Diretores, auxiliares de primeira infância, serventes e merendeiras vão trabalhar normalmente. Já os professores que vão atuar nesse período foram contratados durante o ano.

Em Mauá, a Justiça manteve a liminar que obriga a abertura de creches nas férias. Em janeiro, 28 unidades municipais e conveniadas vão funcionar em período integral. Assim como em São Caetano, a Secretaria de Educação consultou as mães e aproximadamente 450 crianças utilizarão o serviço. Atualmente, a cidade tem cerca de 3.000 crianças com idade entre zero e 3 anos, única faixa etária beneficiada. A Prefeitura estuda a contratação de professores para cobrir a demanda e planeja revezamento entre os profissionais.

Em Santo André, as creches municipais atenderão as crianças apenas no período entre 18 de janeiro a 2 de fevereiro. A primeira quinzena do ano é dedicada à manutenção das unidades e às férias de funcionários. Das 28 creches que compõem a rede, apenas quatro não terão atendimento nas férias devido a obras de reforma e revitalização. São as unidades Gonzaguinha, no Parque Erasmo, Irmã Rosina da Silva, no Guaraciaba, Henfil, no Jardim Santo André, e Beth Lobo, na Vila Sá. Em janeiro de 2011 foram atendidas aproximadamente 15% das 795 crianças matriculadas na rede. Em julho, o número foi de 1.209 crianças.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;