Internacional Titulo
Israel adia pacto para Irã desacelerar plano atômico
Por
09/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Os EUA admitiram nesta sexta-feira (8) aliviar a pressão sobre nações que queiram importar petróleo do Irã para que um acordo sobre o programa nuclear de Teerã seja alcançado. A contrariedade de Israel foi decisiva para que um pacto - que incluiria uma pausa na construção de usinas atômicas por Teerã - não tivesse sido fechado ontem em Genebra.

À noite, o presidente norte-americano, Barack Obama, tentou acalmar o premiê Binyamin Netanyahu, com garantias de segurança. Outras concessões estudadas pelas potências ocidentais são a liberação de US$ 3 bilhões em ativos iranianos bloqueados e a suspensão de embargos contra bancos do Irã.

A perspectiva de um acordo nuclear com o Irã levou os chefes da diplomacia mundial às pressas à Genebra, num sinal de que um entendimento estaria próximo. Além da pressão de Israel, a desconfiança de congressistas americanos forçou a Casa Branca a exigir novos compromissos e esclarecimentos por parte de Teerã e adiou um acerto para este sábado (9). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;