Setecidades Titulo Mobilidade
Av. Winston Churchill
será alargada

Objetivo é diminuir os impactos do futuro corredor exclusivo
de ônibus na Senador Vergueiro, na cidade de São Bernardo

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
10/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


´

Avenida Winston Churchill, em São Bernardo, será alargada em trecho de aproximadamente 400 metros, entre as avenidas Senador Vergueiro e Vivaldi. A via é importante ligação do Rudge Ramos com o bairro Valparaíso, em Santo André. A obra deve ser concluída em 2015.

O principal objetivo da intervenção é diminuir os impactos provocados pelo corredor de ônibus que será construído na pista central da Senador Vergueiro. Por esse motivo, o alargamento será incluído na licitação das três primeiras faixas exclusivas para o transporte público. Também estão no pacote vias segregadas na Estrada do Alvarenga e na Avenida João Firmino. O edital deve ser lançado no segundo semestre e a previsão de investimento é de R$ 120 milhões, informa o secretário municipal de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos. A empresa contratada terá 18 meses para terminar todos os serviços.

Segundo o titular da Pasta, não será necessário desapropriar imóveis na Winston Churchil, já que há espaço do lado direito da pista sentido Santo André. Serão feitas duas faixas de rolamento estreitas. "Vamos construir recuo para que os motoristas que querem fazer conversão à esquerda possam aguardar sem atrapalhar o trânsito", detalha Silveira Campos.

Com a configuração atual, é comum observar condutores parando no meio da pista para conseguir fazer a conversão. Além de provocar lentidão, a prática aumenta os riscos de colisão traseira.

Da Avenida Vivaldi até a Lauro Gomes serão feitos outros tipos de melhorias, como revisão em tempos de semáforo. Na direção contrária, da Senador Vergueiro até a Caminho do Mar, não estão previstas alterações.

Em 2004, a Prefeitura publicou versão do Programa de Transporte Urbano da cidade. O documento previa a construção de túnel na Avenida Winston Churchill sob a Caminho do Mar, com ligação para a Via Anchieta. Segundo Silveira Campos, essa intervenção não faz parte do planejamento feito pela administração atual.

Outros corredores

O município aguarda liberação de R$ 250 milhões do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para construção de 11 corredores de ônibus. O projeto também prevê criação de quatro terminais, nos bairros Alves Dias, Batistini, Vila São Pedro e Rudge Ramos.





;