Economia Titulo
Telefónica leva atividades multimídia para bolsa
Por Do Diário do Grande ABC
30/06/1999 | 11:11
Compartilhar notícia


A Telefónica, gigante espanhola das telecomunicaçoes, levará para a bolsa de valores suas atividades multimídia para valorizar o império de comunicaçoes que já possui na Espanha e na América Latina, anunciou esta quarta-feira o presidente da empresa, Juan Villalonga. ``O grupo detém um conjunto de ativos na mídia e Internet na Espanha e na América Latina e queremos valorizar estas atividades', afirmou Villalonga em uma entrevista coletiva.

O lançamento na bolsa deste braço da empresa, cujo nome ainda nao foi decidido, ocorrerá ``nos próximos meses', disse Villalonga, depois que todas as atividades tenham sido avaliadas pelo banco de investimentos J.P.Morgan. ``A valorizaçao destes ativos ainda é preliminar, mas esperamos que nos ajude a continuar criando dividendos para nossos acionistas', continuou.

Durante a entrevista coletiva, Villalonga anunciou também a contrataçao do ex-delegado europeu das telecomunicaçoes, o alemao Martin Bangemann, que entrará no conselho administrativo e será assessor do presidente.

``O senhor Bangemann é nosso Ronaldo (em alusao ao craque brasileiro do Inter de Milao), é a estrela número um a nível mundial no campo da mídia e das telecomunicaçoes', disse Villalonga, após destacar que o ex-delegado ajudará a Telefónica em seu empenho para se tornar um grande grupo multimídia.

Com os investimentos dos últimos três anos, a operadora espanhola consolidou um verdadeiro império midiático que pretende liderar o mercado de fala espanhola e portuguesa.

Na semana passada, a Telefónica adquiriu 5% do grupo britânico Pearson, líder da informaçao econômica com o jornal Financial Times e a revista The Economist, além de importante provedor audiovisual.

O grupo espanhol estendeu seus tentáculos em todos os setores: na imprensa tem 20% do grupo espanhol Recoletos, controla a plataforma de televisao Via Digital e a rede Antena 3 e é dona das emissoras de rádio Radio Voz e Onda Cero. Sua entrada na América Latina ocorreu até o momento através da TV a cabo, principalmente na Argentina, através de Torneos y Competencias e de Cablevisión, no Chile, com Metropolis Intercom e no Peru tem uma participaçao em Cable Mágico. Segundo analistas, o próximo alvo desta febre expansionista será a televisao a cabo no Brasil.

Em sua entrevista coletiva, Villalonga anunciou que a Telefónica nao teme uma OPA (oferta pública de aquisiçao) hostil e que continua com sua agressiva política de expansao: ``Estamos concentrados nas próximas aquisiçoes, lançamentos de novos produtos e captaçao de novos sócios'.

A Internet é atualmente o principal setor de expansao nesta estratégia da Telefónica, que adquiriu em março a home-page ``Olé' com pretensoes de torná-la a principal página em língua espanhola, e abriu home-pages diferenciadas na Colômbia, Peru, Chile, Venezuela e Uruguai.

Até o momento, a Telefónica investiu mais de 400 bilhoes de pesetas (2,5 bilhoes de dólares) para se tornar um grande grupo multimídia, vinculado, segundo alguns analistas e a oposiçao socialista, ao governo de centro-direita de Aznar.

A Telefónica, teve uma receita em 1998 de 20,37 bilhoes de dólares, tinha em março de 1999 mais de 51,5 milhoes de clientes, mais da metade na América Latina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;