Cultura & Lazer Titulo
Grupo Revolução Teatral resiste de forma independente
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
14/12/2009 | 07:03
Compartilhar notícia


O GTO (Grupo de Teatro do Oprimido) Revolução Teatral, de Santo André, conseguiu encerrar 2009 de maneira positiva depois de enfrentar dificuldades para se manter e ensaiar após perder o apoio da Prefeitura com a mudança administrativa no início do ano. Amanhã, às 20h, a companhia apresenta no teatro do Sesc o espetáculo Pedras, Sonhos e Nuvens, que também encerra o projeto Se Liga no Teatro!, coordenado pelo grupo junto a moradores do entorno do Sesc.

A encenação não será mera vitrine para a companhia formada há cerca de cinco anos na região do Cata Preta, bairro de periferia andreense. O cachê pago pelo Sesc representa um fôlego extra para que o grupo participe do Encontro Latino-Americano de Teatro do Oprimido, na cidade argentina de Jujuy, no fim de janeiro. "Sem a ajuda da Prefeitura, ficamos sem a sala onde costumávamos ensaiar (dentro do Cesa do bairro). Mas isso trouxe outra dinâmica. Nós fomos buscar nossa autonomia", explica o diretor, Armindo Rodrigues. Hoje, a trupe ensaia num espaço aberto no mesmo lugar.

O pagamento do Sesc ajuda, mas não cobre o custo total da viagem dos 11 integrantes (o diretor e mais dez atores). É por isso que a trupe tem trabalhado dobrado para conseguir os R$ 1 mil que faltam. "As meninas estão vendendo balas e chocolates na vizinhança, uma está trabalhando como babá e os meninos estão fazendo bico de servente de pedreiro. Tudo por iniciativa própria", conta o diretor.

Embora o Teatro do Oprimido trabalhe para formar cidadãos e não atores, frisa Rodrigues, os talentos artísticos têm despontado. Jane Vieira da Silva, hoje com 18 anos, entrou no Revolução Teatral aos 13 e frequenta a Escola Livre de Dança. Ela é responsável pelo trabalho de expressão corporal da trupe onde começou e foi, contratada pelo Sesc como multiplicadora durante o Se Liga no Teatro!. A turma de 23 jovens que participou das oficinas - a maioria moradora do entorno do Sesc, abrirá as apresentações.

O vínculo do Revolução Teatral com a unidade do Sesc não deve findar com a formatura dos jovens. Em março, a atriz Alexandra Marino deve ministrar uma oficina de bonecos. Também é estudada a possibilidade da continuidade do projeto no próximo ano.

Pedras, Sonhos e Nuvens. Teatro, com o Grupo Revolução Teatral. Amanhã, às 20h, no Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Mais informações: www.gtorevolucaoteatral.blogspot.com.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;