Política Titulo Queda de braço
Deputado estadual do Interior projeta candidatura para rivalizar com Marinho no PT paulista

Rillo prepara lançamento de projeto do petismo e aposta em rejeição

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
12/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Mauricio Garcia de Souza/Alesp


O deputado estadual João Paulo Rillo, com base eleitoral em São José do Rio Preto, no Interior, avisou os militantes que pretende rivalizar com o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, pelo comando do diretório do PT no Estado.

Embora se declare integrante da CNB (Construindo um Novo Brasil), corrente majoritária no PT e a qual Marinho também pertence, Rillo disse internamente que tentará ser presidente do petismo paulista, apostando na rejeição ao nome do Grande ABC pelo Estado.

Marinho declarou em reunião interna no mês passado que será candidato do PT paulista em tabela com o projeto de levar o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva como líder nacional da legenda.

Rillo e Marinho já entraram em rota de colisão no começo de 2015. Na ocasião, o deputado estadual acusou o prefeito de São Bernardo de negociar com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) para indicar um petista como primeiro secretário da Assembleia Legislativa em troca de apoio a Fernando Capez (PSDB) como presidente da Casa. Apesar da crítica pública, Enio Tatto (PT) foi alocado no cargo.

Além da proximidade de Marinho com o governo tucano no Estado, Rillo tem explorado polêmicas de Marinho em São Bernardo. A principal delas é com relação às declarações do chefe do Executivo da maior cidade do Grande ABC contra a ideologia de gênero na rede pública municipal. O PME (Plano Municipal de Educação) original constava liberdade no ensino de educação sexual nas escolas, porém, diante de pressão popular e de vereadores – inclusive da base –, ele havia dito que colocaria emenda para vetar a ideologia de gênero. A postura quase levou Marinho ao conselho de ética partidário, uma vez que o PT defendia a liberdade de tratar o assunto nas salas de aula.

Outro nome ventilado na direção paulista é do deputado estadual Luiz Turco, de Santo André. Mas, com perfil conciliador, Turco dificilmente entrará em briga com Marinho.

Rillo não retornou aos contatos da equipe do Diário para comentar o assunto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;