Cultura & Lazer Titulo
Arte nos ônibus de São Bernardo
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
08/01/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Danilo Dantas/Divulgação


Hoje e dia 15, das 10h às 14h, os usuários da Linha 11 de ônibus de São Bernardo terão a chance de escapar da rotina em pleno caminho casa-trabalho. É que o projeto "Minuto em Movimento - 1ª Mostra de Arte Expressa no Transporte Público", contemplado pelo VAI (Programa de Valorização de Iniciativas Culturais) do município, circulará.

Teatro, artes visuais, dança e música serão as atrações do trajeto. A organização do projeto é da artista são-bernardense Vanessa Cabral.

"Nas entrelinhas, o que acontece é que cada usuário do ônibus ganha uma oportunidade de transformar a realidade mais interessante e bela. A arte pensa em outras possibilidades para a existência, amolece o coração, faz esquecer os problemas cotidianos da maioria das pessoas que estarão no ônibus, que nunca foram ao teatro", conta Vanessa.

Para o estabelecimento de uma relação que flua naturalmente entre a arte e as pessoas do ônibus, que não a procuraram, elementos da cultura popular serão pinçados para que a aproximação seja mais intensa e garanta mais adeptos.

Para hoje, estão previstas apresentações de teatro de bonecos de Valdeck de Garanhuns & Benedito, o coletivo Cia 1 + 1 = 3, que musicalizou o cotidiano da rua, e três palhaços da Cia. Asfalto de Poesia. Integrantes da Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo completam o roteiro.

No dia 15, haverá, além de encenação do Coletivo Ambulante e dos bonecos de Olinda Ritinha e Rosinha, apresentação de música do Projeto In Cantaria e orientação sobre moda. Nos dois dias diferentes projetos de artes visuais serão instalados nos ônibus.

"No ônibus o artista lida com muita coisa que distrai, como a cidade, o trânsito e o barulho. O lúdico e o improviso sobre esses elementos são fundamentais", completa Vanessa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;