Internacional Titulo
Primeiro-ministro japonês anuncia renúncia
Por Da AFP
12/09/2007 | 08:20
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro conservador japonês, Shinzo Abe, enfraquecido por uma série de escândalos, anunciou nesta quarta-feira a sua demissão, menos de um ano após assumir o cargo.

"Decidi renunciar ao meu posto de primeiro-ministro", declarou Abe,52 anos, durante entrevista coletiva.

A demissão do mais novo chefe de Governo japonês do pós-guerra foi movida pela forte queda nos seus índices de popularidade nas últimas pesquisas.  Uma delas realizada no fim de semana passado, pelo jornal Yomiuri, mostrou que menos de 30% dos japoneses aprovavam a administração do primeiro-ministro.

No início do mês, vários colaboradores de Abe abandonaram o governo por envolvimento em escândalos financeiros, em mais um episódio contra o atual premiê, que assumiu o poder em setembro de 2006.

A agência de notícias Kyodo informou ainda nesta quarta-feira que o PLD (Partido Liberal Democrata), no poder em Tóquio, nomeará no dia 19 de setembro um novo chefe de Governo na próxima semana com o objetivo de substituir Abe.

O atual número dois do partido e ex-ministro das Relações Exteriores, Taro Aso, 66 anos, nacionalista como Abe, é o favorito para substituí-lo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;