Cultura & Lazer Titulo
Mestres do blues ganham registro
Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
04/01/2011 | 07:15
Compartilhar notícia
Divulgação


Realizado em 26 de junho de 2010, na cidade de Chicago, o festival "Crossroads", que tem como fundador o guitarrista britânico Eric Clapton, acaba de chegar às prateleiras.

O DVD duplo "CrossRoads - Eric Clapton Guitar Festival 2010" (Warner Music, R$ 70 em media) é para qualquer fã de blues se lambusar.

Além é claro, de arrecadar fundos para o Crossroads Centre, em Antígua, centro que trata de alcólatras e pessoas com problemas com drogas, o festival tem como meta celebrar a música.

A edição 2010 foi recheada com visitas ilustres. Além de nomes como Doyle Brahmall II, que tem despontado no cenário, Robert Cray dá um espetáculo.

"Crossroads" também resgata músicos importantíssimos quase esquecidos. Emocionante ver Hubert Sumlin, aos 79 anos, com um sorriso que mal cabe em seu rosto enquanto solta notas de sua guitarra. Ele afirma, com sua experiência, que música que vale é a que vem do coração, feita com a alma.

O trio texano ZZ Top também dá o ar da graça e desfila com categoria as canções "Waiting For The Bus" e "Jesus Just Left Chicago".

Como todo bom anfitrião, Clapton não deixa outros amigos de fora. Derek Trucks e Susan Tedeschi incluem duas canções no menu.

Outro caso é de Buddy Guy, que para variar rouba a cena em composições como "Five Long Years" e "Miss You", por exemplo. Nome importante também é Jeff Beck, que com muita classe solta notas e solos certeiros de sua guitarra. Um dos pontos altos é quando Clapton - junto de Steve Winwood, com quem tocou nos anos 1970, toca canções como "Had To Cry Today" e "Shake Your Money Maker", além de homenagear Jimi Hendrix em "Vodoo Chile". O encerramento apoteótico é responsabilidade, é claro, do mr. BB King.

GALLAGHER IMPERDÍVEL
Os fãs do músico irlandês Rory Gallagher, morto em 1995, acabam de ganhar um presentão. Um pacote com dois DVDs recheados acaba de chegar às lojas.

"Ghost Blues - The Story Of Rory Gallagher And The Beat Club Sessions" (ST2 Records, R$ 50 em media) traz um documentário dirigido por Ian Thullier e celebra sua música e sua contribuição ao rock e ao blues.

O filme traz também testemunhos de The Edge (U2) e Cameron Crowe, entre outros. O segundo disco aborda as participações de Rory no programa da TV alemã The Beat Club. Músicas como "Laundromat", "Hands Up" e "Just The Smile" listam no setlist. Imperdível.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;