D+ Titulo
Micos de pai
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
14/08/2011 | 07:03
Compartilhar notícia


O que faria se seu pai aparecesse na escola, na hora do intervalo, só para dizer que estava com saudades? E se ficasse mandando dezenas de mensagens de celular quando você estivesse no cinema com aquela gata (o) só para saber se já rolou algo?

Os irmãos Victor Henrique, 12, e Dayane Fernanda, 18 anos, de Santo André, já passaram por isso. "Meu pai dá sempre um jeito de zoar a gente", conta o garoto. O que deixa Victor com mais vontade de enfiar a cabeça no chão para se esconder é a mania que ele tem de fotografar tudo, até o filho fazendo trabalho de escola com os amigos em casa. Victor também não tem boas recordações da época em que ia de Chevette à escola. "Pedia para descer antes, mas quando ele passava por mim, buzinava."

Com mais anos de convivência, Dayane diz que coleciona muitos micos, mas nunca esquece do que passou na sua festa de 15 anos. O pai descolou vídeos da garota criancinha cantando e fotos do tipo ‘pode rasgar e colocar fogo, por favor?' para fazer a retrospectiva. "Até hoje meus amigos me chamam de ‘Rebola Xuxu' (música do folclore)."

Até o namorado de Dayane é alvo do sogro. "Na frente dos amigos, meu pai enumerou todas as regras e ensinou como ele deveria me tratar." A galera adora conviver com a família, justamente por causa do jeito do chefão da casa. "Muitos vêm aqui só para falar com ele", diz a garota.

Por que o pai é assim? Paulo Henrique dos Santos, 42, explica que o dele era muito sério, fechado. "Nunca tive liberdade de chamar os amigos para ir em casa. É importante ser altoastral e ter os filhos por perto", diz. Para ele, que é bombeiro,bom humor é essencial para levar a vida numa boa. "Sempre tento quebrar o clima."

Paulo Henrique acredita que há ocasiões em que é preciso ser sério, como durante o trabalho e nas horas dos puxões de orelha. Victor Henrique concorda: "Ele é bem bravo". Apesar dos micos, os filhos valorizam o chefe da família. "Ele é um bom pai. Passamos ótimos momentos todos juntos", afirma Dayane.

 

Tem mais

Comemorado no Brasil todo segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida ao pai.

 

Nos Estados Unidos, Sonora Louise resolveu criar o Dia dos Pais em 1909, motivada pela admiração que sentia pelo pai William Smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o então presidente Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais.

 

No Brasil, o encarregado de trazer a comemoração para cá foi o publicitário Sylvio Bhering, na década de 1950. Inicialmente, era em 28 de fevereiro, Dia de São Joaquim, patriarca da família. Depois passou a ser festejado em agosto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;