Internacional Titulo
China corta relaçoes com EUA; Clinton pede desculpas
Do Diário do Grande ABC
10/05/1999 | 14:12
Compartilhar notícia


O governo chinês suspendeu nesta segunda-feira suas relaçoes militares de alto nível com os Estados Unidos em resposta à destruiçao de sua embaixada na Iugoslávia. A China também rompeu o acordo de nao-proliferaçao de armas, segundo informaçoes da agência oficial de notícias Sinjua, que cita declaraçao do representante do Ministério das Relaçoes Exteriores Zhu Bangzao.

O governo chinês exigiu ainda um pedido oficial de desculpas da Otan pelo bombardeio à sua embaixada em Belgrado e quer que seja feita uma completa investigaçao sobre o caso, com anúncio público dos resultados e que os responsáveis sejam severamente punidos.

Em resposta ao pedido, o presidente Bill Clinton pediu publicamente desculpas esta segunda pelo bombardeio. "Peço desculpas, lamento muito", afirmou Clinton, na Casa Branca. "Acho que é muito importante fazer uma clara distinçao entre um erro trágico e um ato deliberado de limpeza étnica". A secretária de Estado Madeleine Albright também transmitiu o ``profundo pesar' dos Estados Unidos ante o ``bombardeio por erro' da Otan contra a embaixada da China em Belgrado.

Neste domingo, Clinton enviou uma carta ao presidente chinês Jiang Zemin expressando seu pesar e suas desculpas pelo bombardeio da embaixada da China em Belgrado por parte da Otan, anunciou um porta-voz do Conselho de Segurança nacional. Entretanto, Jiang criticou o que chamou de diplomacia ``dos canhoes' por parte dos Estados Unidos, em uma conversaçao pela linha telefônica especial com o presidente russo Boris Yeltsin.

A carta de Clinton a Jiang, entregue na embaixada chinesa em Washington, incluiu quatro pontos básicos, segundo o porta-voz Mike Hammer. ``Primeiro, expressou seu pesar e desculpas em nome do povo norte-americano pelo trágico acidente ocorrido em Belgrado, que atingiu a embaixada chinesa', disse Hammer. ``Segundo, deixou claro que havia sido um erro, que nao se tentou atacar a embaixada chinesa'. ``Terceiro, explicou a Jiang porque a Otan está realizando esta campanha aérea, para reverter a limpeza étnica'. ``Finalmente, o presidente expressou sua preocupaçao pela segurança do pessoal norte-americano e de outros cidadaos na China e pediu ao governo chinês que faça o que for necessário para proteger nossas missoes na China', disse o porta-voz.

Perguntado sobre notícias de que o ministro de Relaçoes Exteriores, Tang Jiaxuan, havia pedido nesta segunda que os Estados Unidos se desculpassem oficialmente e fizessem uma profunda investigaçao do fato, o porta-voz do Conselho de Segurança disse que nao está seguro do que Tang quis expressar. ``Nao sei o que quis dizer por uma desculpa oficial. Mas o presidente Clinton e a Otan já expressaram seu pesar e condolências pelas pessoas que perderam suas vidas', disse Hammer. ``Também exigem uma investigaçao e a Otan está fazendo isso', acrescentou.

Três pessoas morreram e 20 resultaram feridas, segundo a China, quando a embaixada em Belgrado foi bombardeada na sexta-feira pela Organizaçao do Tratado do Atlântico Norte. A Otan disse que o bombardeio foi um erro devido a uma falha de informaçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;