Setecidades Titulo Depredação
Vândalos invadem creche em Sto.André

Unidade localizada no Parque Miami foi depredada duas vezes na última semana

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
10/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Pais de estudantes da creche Monteiro Lobato, no Parque Miami, em Santo André, estão revoltados com duas invasões realizadas por vândalos na unidade durante a última semana. Além de depredação de uma das salas de aula, houve quebra de vidro e de um rádio, destruição do livro de registro de presença dos alunos e pichação. A principal reivindicação é para que a Prefeitura reforce a segurança do local para inibir os invasores.

“É revoltante. Eles fazem maldade mesmo. Colocam cola no interruptor de luz, sujam tudo”, desabafa a técnica de enfermagem Vanda Aparecida Silva, 35 anos, mãe de dois alunos da unidade de ensino. Segundo ela, pais cobrarão mais segurança por parte da Prefeitura na próxima reunião do conselho escolar, programada para acontecer nesta semana.

O auxiliar de máquinas André Ferreira, 53, lembra que o episódio não é novidade. O morador do bairro há cerca de 15 anos lembra de pelo menos cinco outras invasões à escola na madrugada. “Teve uma época que colocaram um guarda e pararam de invadir, mas agora fica a Deus dará”, comenta.

Outra vizinha do espaço, a auxiliar de suprimentos Cássia de Souza Ferreira, 20, afirma que é comum ouvir barulho dos invasores. “A gente achava que só usavam a quadra, mas quando ficamos sabendo que estragaram coisas lá dentro ficamos revoltados”, diz.

Apesar de a Secretaria de Educação informar que o acesso dos vândalos na terça e quinta-feira pode ter sido feito pela mata, que fica nos fundos da unidade, há buraco em uma das grades da quadra de esportes da escola. De acordo com os moradores e pais de alunos, a invasão também pode ser sido feita pelo vão, que é consertado pela Prefeitura constantemente, segundo eles.

Ainda segundo o Executivo, a diretora da unidade entrou em contato com a GCM (Guarda Civil Municipal) solicitando reforço da ronda escolar na unidade de ensino e, para combater o vandalismo, a creche, como as demais unidades da rede, tem como política o investimento na relação escola-família-comunidade. Desse modo, as unidades desenvolvem atividades que estreitam a parceria com a população.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;