Política Titulo ABC
Eleição muda o comando
de 16% das secretarias

Dos 126 secretários da região, pelo menos 20 devem
disputar o posto de vereador, prefeito ou vice-prefeito

Por Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
02/01/2012 | 07:17
Compartilhar notícia


A s eleições municipais de 2012 provocarão mudanças em 15,8% do primeiro escalão do Grande ABC. Dos 126 secretários da região, pelo menos 20 devem disputar o posto de vereador, prefeito ou vice-prefeito. A cidade que deverá registrar a maior debandada no secretariado é São Caetano, com cinco pré-candidatos.

Para concorrer à preferência do eleitorado, os secretários têm até 31 de março para deixarem os cargos. A regra está prevista no artigo 1° da Lei Complementar 64/90, que versa que a desincompatibilização tem de ocorrer a seis meses da eleição.

De acordo com o calendário eleitoral definido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os partidos políticos têm até 10 de março para definirem normas para escolha de candidatos, antes do período das convenções partidárias, entre 10 e 30 de junho.

Em São Caetano, Geová Maria Faria (PSB - Serviços Urbanos), Leonel Bertolucci (PP - Terceira Idade) e Marisa Catalão (PV - Assistência Social) pleitearão a vereança, enquanto que Regina Maura Zetone (PTB - Ação Social) e Gilberto Costa (PTB - Esportes) são pré-candidatos a prefeito e podem compor chapa.

Santo André, com quatro secretários postulantes, aparece em segundo lugar. Padre Antonio da Silva (PTdoB - Inclusão Social), concorrerá à Câmara da cidade, enquanto que Ângelo Pavin (PMDB - superintendente do Semasa) é pré-candidato ao Legislativo de São Caetano. Titulares de Gabinete e Educação, Nilson Bonome (PMDB) e Cleide Bochixio (PSDB) brigam para compor chapa com o prefeito, Aidan Ravin (PTB).

Em São Bernardo, Edmar Luz (PMDB) se antecipou ao prazo e deixou a Secretaria de Comunicação em novembro para se dedicar à pré-campanha a vereador. Outros três secretários são cotados para a disputa: José Cloves da Silva (PT- Obras), José Luiz Ferrarezi (PT - Esportes e Lazer) e Giba Marson (PTB - Gestão Ambiental).

O prefeito, Luiz Marinho (PT), revela que os secretários terão seu aval. "Se desejarem sair, estão liberados, mas a princípio vamos utilizar o prazo legal."

Em Mauá, o secretário de Governo, José Luiz Casimiro (PT), tentará retornar ao Legislativo, assim como Paulo Suares (PT - Finanças).

Em Diadema, o secretário de Assistência Social, Pedro Soares (PR), é pré-candidato à Câmara, mesmo desejo do titular de Segurança Pública de Ribeirão Pires, José Adão Alves (PR).

 

Dos 20 que devem se desvincular, oito almejam o Executivo

A debandada de secretários que desejam disputar a eleição tem como foco principal as Câmaras, mas não se restringe aos Legislativos. Dos 20 concorrentes, cinco almejam os Executivos.

A assessora especial de Ação Social de São Caetano, Regina Maura, é a favorita para a sucessão do prefeito, José Auricchio Júnior (PTB). Ela pode formar chapa com o secretário de Esporte e Lazer, Gilberto Costa (PTB), que foi para a base de sustentação disposto a ser candidato ao Paço.

Em Rio Grande da Serra, o secretário de Obras, Gabriel Maranhão (PSDB), é o nome de consenso para a sucessão do prefeito, Adler Kiko Teixeira (PSDB). Maranhão deve ter ao seu lado um colega de primeiro escalão: o titular de Desenvolvimento Econômico e Turístico Gilvan Mendonça (PSDB).

O vice-prefeito de Mauá e secretário de Saúde, Paulo Eugenio Pereira Júnior (PT), vai repetir a dobrada com o prefeito, Oswaldo Dias (PT).

Em Ribeirão Pires, o secretário de Governo, Nonô Nardelli (PR), é um dos nomes comentados para ser o vice de Edinaldo de Menezes, o Dedé.

Completam a relação Nilson Bonome e Cleide Bochixio, que brigam pela vice de Aidan em Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;